Seduc inicia Setembro Amarelo com espetáculo teatral

Um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) chama atenção para a prevenção ao suicídio. Isso porque nove em cada dez casos podem ser evitados. Por isso, em um mês dedicado à prevenção, a primeira medida é a educação. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dá continuidade, de uma forma mais intensa, às atividades realizadas ao longo do ano, que têm como foco diminuir o índice de violência e bullying escolar, além de conscientizar alunos e mobilizar gestores para a temática na Campanha Setembro Amarelo.

Nesta terça-feira (10), no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Seduc aproxima os servidores na luta pelo combate por meio da execução do projeto Educação pela Vida, que consiste em um monólogo com o artista Valdsom Braga e um workshop de jogos teatrais que tem como objetivo possibilitar uma reflexão sobre o estado emocional. A apresentação aos servidores inicia às 08h30min no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), no centro administrativo, em Teresina.

"No sentido de valorizar a vida e agregar ações que possam elevar a autoestima dos alunos e assegurar condições favoráveis ao processo de ensino, nós escolhemos o dia 10 por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio para dar início a esse projeto que tem como foco a vida", reforça a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros.

Na oportunidade, também serão divulgados meios pelos quais os alunos e servidores poderão utilizar para orientação e aconselhamento com os psicólogos da rede.  O aplicativo para smartphones desenvolvido pela Seduc, Juntos Numa Boa, é um dos canais usados para o combate de comportamentos considerados abusivos e que geram um desconforto no ambiente escolar.

O projeto Educação Pela Vida segue com programação durante todo este mês atendendo os alunos da rede. Logo no dia 12 será a vez de três escolas do bairro Anita Ferraz, compreendidas pela 20ª GRE, receberem o espetáculo "Quem me roubou de mim?".

No dia 13 de setembro, os Comitês Escolares, Equipe Multiprofissional das GREs, Rede Protetiva e GREs participarão de vídeo Conferência voltado para a Mediação de Conflitos Escolares com psicólogo Fauston Negreiros.

No dia 19 de setembro, gestores, docentes e alunos das Escolas Jurisdicionadas a 7ª GRE (Valença), Comitês Escolares, Equipe Multiprofissional das GREs e Rede Protetiva estarão juntos para a divulgação do aplicativo Juntos Numa Boa e apresentação do projeto Educação Pela Vida em escola que ainda será definida pela UGIE.

O monólogo, interpretado pelo artista Valdsom Braga, chama atenção, de acordo com o próprio autor e intérprete, para a libertação dos cárceres que aprisionam e impedem que as pessoas sejam os próprios autores da sua história. "A sociedade de forma geral está um caos, as redes sociais roubam tudo o que nós temos. Isso também tem provocado um maior número de pessoas com depressão. A ideia do espetáculo é levar informações de como se livrar disso. Nós queremos por meio da empatia que nós possamos perceber o outro olhando para si mesmo, e assim gerar o auto cuidado", explica o ator.

No monólogo, o personagem escuta vozes de quatro pessoas que são representadas por máscaras. São essas vozes que causam traumas e crises depressivas no personagem, que passa por um processo de metamorfose até se libertar do estado depressivo.

Durante a última quinzena do mês de setembro, outras atividades, como a conferência Educação Pela Vida, rodas de conversa sobre a temática com alunos das séries finais do Ensino Fundamental, serão realizadas pela Seduc.