Desfile mobiliza escolas e atrai grande público no Dirceu

As escolas da 21ª Gerência Regional de Educação participaram nesta quinta-feira (05), do 32º desfile cívico local comemorativo a Independência do Brasil. Ao todo, 10 mil alunos de 16 escolas desfilaram pela Avenida José Francisco de Almeida Neto (principal do Dirceu).

Professor Marcos Petrônio, coordenador do desfile, revela que este é um dos maiores eventos da região, tendo obtido um crescimento significativo em 2019.

"Há 13 anos estou à frente do desfile e procuramos melhorar a cada ano, junto com os diversos parceiros, que contribuem para essa grande estrutura e logística. As escolas públicas e particulares mostram o seu melhor neste momento, bem como os pelotões mirins e da PM, grupo de capoterapia e muitos outros em uma festa que envolve toda sociedade e mexe com o social e cultural do grande Dirceu", relata o coordenador.

Os estudantes mais que desfilaram, realizaram verdadeiras apresentações dos projetos e destaques de suas escolas, como o Raldir Cavalcante Bastos com um dos maiores IDEBs do Estado, o Didácio Silva com o ótimo desempenho no Enem, o José Pacífico com seus cursos profissionalizantes e muitas outras.

Alberto Machado, coordenador das escolas de Tempo Integral, é ex-diretor do CETI Didácio Silva e ex-gerente da 21ª GRE. Ele participou com entusiasmo do evento da região que o projetou no cenário educacional do Estado.

"O desfile é uma prestação de contas dos serviços educacionais da Gerência Regional de Educação. Ele ajuda a garantir a permanência do aluno na escola, que dá tudo de si para esse momento. Para educação, é uma ocasião grandiosa, onde a escola desenvolve um tema o ano inteiro, trazendo seus índices educacionais e mostrando que sua escola é a melhor da região", observa o coordenador.

De acordo com a gerente da 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), Walderice Carvalho, esse é um evento marcante, que envolve toda região Sudeste de Teresina.

"Essa está sendo uma experiência muito positiva, onde professores, diretores, funcionários e principalmente os estudantes se unem para a realização de um desfile que marca um momento grandioso para o nosso país. A luta pela independência do Brasil precisa ser lembrada todos os dias e pelas ruas reafirmamos o nosso compromisso em fortalecer ainda mais a data," diz a gerente.

A ocasião contou com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação, Polícia Militar, SDU Sudeste, Fundação Monsenhor Chaves e Strans, além de toda a estrutura de banheiros químicos, grades de segurança e distribuição de água. Cerca de 40 mil espectadores prestigiaram o evento cívico.