Professora do CAS PI apresenta experiências exitosas no Pará

Pensando em apoiar tecnicamente instituições públicas através da capacitação de recursos humanos em ações de extensão, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) desenvolve no presente ano o PRONACEBS - Programa Nacional de Capacitação em Educação Bilíngue para surdos, no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) em Belém - Pará.

O CAS/PI pela segunda vez foi convidado para participar do projeto de Intercâmbio formativo de educação bilíngue, que esse ano acontece em Belém, para compartilhar com os outros estados o trabalho realizado no Piauí.

Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí (1995), pós-graduada em Linguística aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa e em Libras com Educação Especial, pós-graduada em Linguística da Libras, a professora Djanes Lemos apresentou o trabalho desenvolvido no CAS com os alunos surdos, o ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos.

"Foi uma formação bastante proveitosa, os professores participaram muito, tiraram dúvidas, questionaram. Com isso percebemos que nós no Piauí estamos no caminho certo, o nosso trabalho com o surdo, com o uso do português no cotidiano, sabendo que a língua é importante também para a vida do surdo. Foi muito gratificante poder levar as nossas experiências vividas aqui no estado na área da educação realizada no CAS-PI para o Pará", disse Djanes.

Participam do encontro, professores da rede estadual do Pará e de vários municípios como: Santa Bárbara, Ananindeua, Castanhal, Bragança, Belém, Augusto Corrêa, Paragominas e Santa Maria do Pará.

Com unidades em todo país, o CAS é um centro de apoio ao surdo. Vinculado à Gerência de Educação Especial pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Piauí quatro centros oferecem atendimento especializado aos surdos, familiares, professores e comunidade. Cerca de 500 pessoas são atendidas por semestre no CAS em Teresina, localizado a Avenida São Raimundo, Nº 568, bairro Piçarra. No interior: em Parnaíba, no Centro de Línguas (CCL); em Piracuruca, na Unidade Escolar Anísio Brito e no sul do estado, em Floriano.

"Para nós do CAS/PI/SEDUC é um momento de muita alegria e orgulho em ver nosso trabalho, pela segunda vez, ser selecionado pelo INES para servir de exemplo e contribuir com o aprendizado para outros estados do Brasil", disse a diretora do CAS, Rachel Andrade.

Para incluir socialmente e alfabetizar os surdos no Piauí, são oito cursos oferecidos nas unidades, como, curso de formação em libras nas modalidades básico, intermediário e avançado; curso de formação para instrutor e intérprete, curso de letramento e libras para familiares, entre outros, além de atendimento por uma equipe multidisciplinar: psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.