Alunos de Agroindústria participam de oficina de produção

O Centro Estadual de Educação Profissional Rural (Ceepru) Cônego Cardoso, localizada no município de São Miguel do Tapuio, realizou na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, oficinas de produção para a turma de alunos que estão cursando Agroindústria.

O objetivo das oficinas, de acordo com a Coordenação Pedagógica, é despertar nos estudantes o espírito empreendedor e também contribuir na formação técnica profissionalizante, para que eles possam garantir uma fonte de renda para suas famílias.

Os estudantes tiveram oficinas voltadas à produção de: Biscoitos caseiros, Sacolé cremoso, Polpa de fruta, Doce e cocada. Durante o momento prático, eles foram instruídos sobre as noções básicas de manuseio desses alimentos, desde os utensílios até mesmo a higiene pessoal e a segurança no momento da produção.

A coordenadora pedagógica da escola, professora Fábia Brandão, destacou que a programação seguiu o planejamento dos professores a fim de que os estudantes participassem de todo o processo de produção. "Foi um evento muito importante, pois despertou nos alunos participantes diversas ideias que serão utilizados no futuro como projetos profissionais de vida", disse Fábia Brandão.

Inaugurado em 2009, o Ceepru Cônego Cardoso vem formando dezenas de alunos com ensino técnico em nível médio, sendo ofertados cursos técnicos nas áreas de agropecuária, agroindústria, fruticultura, zootecnia e informática.

A diretora da escola, professora Djanira Gomes, ressalta que a oficina tende a mobilizar os estudantes para além da sala de aula. "Diante dos desafios para a geração de renda, este evento se torna importante para que os alunos alcancem um empoderamento econômico e social na própria comunidade em que moram", frisou a diretora.

Investimentos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem ampliando a oferta de Educação Profissional nas escolas estaduais obedecendo às metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, como explica o secretário Ellen Gera de Moura.

"A Seduc oferta cursos de Educação Profissional e Tecnológica em 212 municípios, nas três modalidades de oferta (Integrado, Concomitante e Subsequente) alcançando o total de aproximadamente 33 mil anos. Recentemente conseguimos a liberação de um recurso de R$ 9 milhões, que será destinado para investimentos nas escolas de Educação Profissional do Piauí", disse o secretário.