Seduc relança Programa Chão da Escola


Com o objetivo de apresentar as novas propostas da formação do Chão da Escola, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lança uma nova proposta para o Programa de formação continuada de professores Chão da Escola. A reedição do programa acontece na quarta, 04/09, às 8h, no Diferencial Buffet em parceria com a Fundação Lemman. Participam do encontro, os coordenadores de Ensino das Gerências Regionais de Educação - GREs.


O chão da Escola é uma política de Estado essencial para a profissionalização e a valorização da carreira docente, que defende que toda formação de professores deve se integrar ao cotidiano da escola respeitando as experiências profissionais de todos os participantes, para que os Coordenadores de Ensino façam a multiplicação das propostas para as escolas.

Quando iniciou ainda em 2015, a formação acontecia em serviço, indo às escolas, em parceria com os coordenadores de ensino das GREs. Com a implantação em 2016, o projeto tem sido uma das pautas prioritárias da Seduc, fundamentada no princípio de que a escola, como espaço de formação contínua, oferece condições ideais para discussão das práticas pedagógicas, visando à melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, dos índices educacionais apontados pelas avaliações externas.


Nesse mesmo ano, a Formação aconteceu em mais de 500 escolas públicas estaduais e certificou em torno de 6 mil professores, que atuavam em regime de 40h. Em 2017, a formação foi ampliada e todos os professores em efetivo exercício tiveram acesso à formação, contemplando cerca de 8 mil profissionais.

Até 2018, quando a Seduc adotou uma estratégia de formação continuada, com um olhar voltado para a interdisciplinaridade, com foco nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja aprovação para o Ensino Fundamental, requer da escola uma mudança de postura em relação à aprendizagem dos educandos, as formações  presenciais aconteciam no Centro de Formação Antonino Freire.


Em 2019, foi criada a Unidade Técnica do Chão da Escola - UTECE, que funciona na Seduc (sede), e continua responsável pelas formações, dinamizando-as ainda mais e possibilitando um maior alcance do projeto. "As temáticas são discutidas em parceria com o Canal Educação, por meio da mediação tecnológica, onde o Canal é utilizado como suporte para troca de experiências e socialização das atividades extras. Esse ano a pauta é o SAEB", disse Gildete Milu, diretora da UTECE.

De acordo ainda com a diretora, no encontro serão desenvolvidas atividades a serem realizadas com 30 dias antes do Saeb, 15 dias antes, 1 dia antes da aplicação do Saeb e para o dia da aplicação.