Professores de matemática participam de oficina

Com o intuito de fortalecer as ações de formação continuada com os professores, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando nesta terça-feira, 03 de setembro, na 21ª e 4ª Gerência Regional de Educação a oficina Mathema. O evento é destinado para professores de matemática das escolas jurisdicionada às GREs.

A oficina tem como objetivo estimular a pesquisa, além de experimentar novos métodos de ensino e aprendizagem, assessorando as redes de ensino, formando professores, provendo publicações, materiais e recursos pedagógicos que contribuam para o processo educativo e a melhoria da matemática nas escolas.

A oficina está sendo ministrada por Anadelia Santos e Wilton Araújo. As atividades iniciaram as 9h com uma reflexão e em seguida fizeram resoluções de problemas, bem como sugeriram algumas atividades para facilitar a aprendizagem do aluno tornando a matemática mais agradável.

A gerente da 21ª GRE, Valderice Rodrigues, considera que essa oficina tem uma proposta inovadora que facilita que o professor se adeque à novas práticas de ensino. "Os professores de matemática estão tendo a oportunidade de rever as práticas e metodologias para que a aprendizagem na sala de aula seja mais significativa, visto que o professor tem pouco suporte, resumindo-se, na maioria das vezes, ao livro didático", comentou.

Para o professor de matemática da 21ª Gre, José Arteiro, a formação do Mathema é uma experiência engrandecedora. "É uma oportunidade de aprendermos mais e melhorarmos a nossa metodologia em sala de aula, a nossa prática docente e podermos transformar o aluno em um ser protagonista. Vou levar os conhecimento e multiplicá-los na minha escola", declarou o professor.

O secretário de estado da Educação, Ellen Gera Moura, destacou a importância de aproximar a matemática dos estudantes. "A Seduc tem investido em formação de professores para que eles levem novas abordagens de ensino à sala de aula, ressaltando sempre a importância de criar condições para que todos os alunos se desenvolvam, cada um no seu tempo e de fato aprendam a disciplina que ainda é vista por muitos como o bicho papão", disse o secretário.