Seduc realiza webconferência com coordenadores da EJA

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, realizou na manhã desta sexta-feira (30) uma webvideoconferência por meio da Mediação Tecnológica, no canal seduc-pi6. A ação reuniu os coordenadores pedagógicos das Gerências Regionais de Educação (GREs) das escolas que ofertam EJA e teve a participação do Superintendente José Barros e da diretora da EJA, Conceição Andrade.

Na oportunidade, os técnicos apresentaram um panorama da modalidade de ensino no Piauí, além das atribuições do coordenador, evasão, monitoramento, metodologia ativa e da experiência de gestão pedagógica da 5ª Gerência Regional de Educação.

Os coordenadores da EJA no estado foram informados quanto aos dados de evasão e abandono no país que alcança 70%. Eles foram alertados ainda sobre dar importância ao fornecimento de dados à Secretaria da Educação para o planejamento diário nas escolas e ampliar o suporte aos coordenadores que atuam nas unidades escolares com oferta de dupla modalidade de ensino.

Segundo a diretora de Unidade de Educação de Jovens e Adultos Seduc, Conceição Andrade, com a webconferência foi possível socializar a experiência realizada pelos coordenadores e gestores da 5ª GRE, na qual foi replicada a metodologia baseada no circuito de gestão Jovem de Futuro.

"É uma experiência exitosa que alcançou resultados positivos e que pretendemos implantar nas escolas que atendem a EJA. Elas mostraram a pesquisa quanto aos alunos atendidos da EJA e qual intervenção pretendiam fazer nas escolas, segundo ferramentas do circuito de gestão. A intenção é replicar esta experiência em todas as escolas da EJA", disse a diretora.

Conceição Andrade destaca que o encontro é mais uma etapa para a formação dos professores da EJA até o final do ano. "Ainda realizaremos formações para professores dos anos finais do Ensino Fundamental até setembro e para todos os professores que atuam na modalidade EJA no Ensino Médio, em dezembro", finalizou a diretora.