CCL de Parnaíba inicia o Setembro Azul com atividades

Um mês que traz não só uma reflexão e campanhas de conscientização, mas também ações de engajamento. É essa a ideia do Centro Cultural de Línguas (CCL) de Parnaíba. O Setembro Azul iniciará a programação logo na primeira semana com atividades voltadas à inclusão dos surdos. A escola de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já oferece o curso de Libras Básico Intermediário desde 2017 e desde então procura se envolver com outras entidades que estão engajadas na causa para poder assegurar à inclusão dos surdos na sociedade como um todo.


"Nós resolvemos nessa primeira semana chamar nossos alunos para participar dessa causa para que eles possam se envolver e não ficar só na teoria. Queremos ver essa inclusão na prática", explica o professor Pedro Torquato, diretor do CCL de Parnaíba.



Todos da comunidade escolar, órgãos amigos da causa, como Apae e Apas (Associação de Pais e Amigos do Surdo), e surdos poderão participar. A semana com eventos educativos inicia dia 02 com palestra sobre a importância da conscientização e logo depois haverá o Café com Libras. No dia 03, uma oficina promovida pela Associação de Professores Bilíngues e Amigos de Surdos de Parnaíba-Hellen Keller (APBASPA).


Na quarta (04), os próprios alunos do curso de Libras do CCL é que vão mediar a oficina para os outros alunos do Centro e convidados. E no dia 05, quinta-feira, apresentações culturais e uma palestra com o tema Educação de Surdos encerrarão a programação.