Comitiva do Piauí participa de Seminário Internacional



Uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), participou, em Fortaleza, do Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem. O evento está acontecendo no Centro de Eventos do Ceará e tem o objetivo de compartilhar conhecimento e experiências sobre o uso de análise de dados no aprimoramento da gestão pedagógica, a fim de melhorar os resultados da aprendizagem. 


O Seminário conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Unibanco, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Instituto de Ensino Insper. O público é composto por gestores, coordenadores escolares e técnicos das coordenadorias regionais e conta com a presença de especialistas do Brasil, do Chile, de Portugal e dos Estados Unidos para as discussões.

Representando o Piauí, participam do encontro o diretor da Unidade de Ensino Aprendizagem, Clebe Gonçalves de Sousa, a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, Ana Rejane Bastos, a diretora da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato de Melo, Mirlane Ramos, e a técnica de Ensino da 20ª GRE, Clarissa Santos.


As atividades do encontro foram abertas com a mesa Gestão para o avanço contínuo e contexto educacional, com a participação da Secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, do Secretário Executivo do Ensino Médio e Educação Profissional do CE, Rogers Mendes, e do Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. 

Em seguida, o painel Promoção da aprendizagem: estratégias e perspectivas teve a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Santos, para tratar sobre a relação entre o desenvolvimento socioemocional e o desempenho acadêmico, e do pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp), César Nunes, que discutiu a avaliação para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.


No período da tarde, o painel 2 abordou o tema A importância da dimensão pedagógica da gestão - o valor da experiência. Na ocasião, foram debatidas as experiências positivas de gestão na dimensão pedagógica com gestores do Ceará, Espírito Santo e Piauí.

Para a diretora da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato de Melo, Mirlane Ramos, foi de grande importância compartilhar boas práticas com outros Estados. "Me sinto muito honrada e extremamente grata em representar o Piauí e poder aprender com os outros Estados. Ao fim de um Seminário desses voltamos renovados com muitas ideias para serem compartilhadas em nossas escolas", declara a diretora.


Segundo o diretor da Unidade de Ensino Aprendizagem, Clebe Gonçalves, o trabalho contínuo de gestão da Secretaria de Estado da Educação do Piauí contribuiu expressivamente para os resultados já alcançados. "O esforço contínuo e a visão de longo prazo deram consistência para o trabalho desenvolvido no Piauí, que hoje é um exemplo de que é sim possível ter uma educação pública de qualidade", diz.

Clebe falou ainda que o Instituto Unibanco oportunizou a gestores da Seduc o compartilhamento de experiências exitosas com gestores escolares do Ceará. "As experiências que estamos vivenciamos aqui servirá de estímulo para implementar novas abordagens no processo de ensino aprendizagem para a nossa rede", finaliza.

As atividades desta sexta-feira, 23 de agosto, serão finalizadas com a PhD em Educação, Carolina da Costa, que debaterá sobre a aprendizagem das ciências com base nos componentes essenciais do pensamento científico. Já a professora da Universidade Católica Portuguesa, Joana Rato, especialista em Psicologia Cognitiva, tratará sobre as evidências científicas para o ensino de matemática e ciências.