Estudantes participam do Fórum Piauí Inspiração



Incentivar crianças e adolescentes a acreditar em si e lutar pelos seus sonhos é um dos objetivos do 1º Fórum Piauí Inspiração, um movimento de inspiração empreendedora que resgata a auto estima de jovens de maneira a torná-los conscientes da importância de sonhar e acreditar no futuro. O evento acontece nesta quinta (22), no Teatro 4 de Setembro em Teresina.




Com um formato leve e interativo, o Fórum levou ao palco do teatro três palestrantes: Marcos Mazullo, teresinense, Head Trainer do treinamento DL - Desenvolvimento e Liderança do Instituto Nacional de Excelência Humana; Miro Pereira, natural de Manoel Emídio, é hair stylist no Studio W do Shopping Iguatemi, em SP, rede de salões da qual ele faz parte há 13 anos como um dos grandes nomes do time; e Cafira Foz, nascida no Ceará mas criada em Teresina, dona do restaurante Fitó, em SP. Os três contaram suas experiências, seus desafios e compartilharam com os estudantes da rede pública a expertise adquirida em suas áreas profissionais. 




O Fórum Piauí Inspiração é voltado para jovens estudantes da rede pública, mas é aberto a todos os públicos ele nasceu de uma conversa entre amigos em busca de algo que pudessem oferecer à comunidade. "Realizar um Fórum de compartilhamento de experiências de vivências de vida, que pudesse inspirar pessoas que estão buscando caminhos a seguirem, essa é a grande intenção do Fórum Piauí Inspiração. Somos um coletivo de pessoas comuns da sociedade, repórter, empresário, designer, autônomos que quer contribuir de forma significativa para os jovens do nosso estado", afirma o empresário Diego Oliveira, idealizador do evento.




A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) levou cerca de 300 estudantes das escolas de Teresina para participar do evento. A estudante Sabryna Tamires, aluna do 3º ano do CETI Pinheiro Machado, foi uma delas. Ela conta que está sendo uma grande experiência participar do evento. "Nós como jovens, adolescentes, temos várias dúvidas sobre que caminho seguir, então aqui estamos abrindo um pouco a mente, é meio que uma base mesmo, uma inspiração para pensarmos no que queremos para o nosso futuro", comenta a estudante que pretende estudar direito e ser delegada.




Já Kelly Brenda, aluna do segundo ano, disse que o encontro é uma janela com várias possibilidades. "Uma janela que nos possibilita várias coisas, como por exemplo, definir a questão do ENEM, espero que ao sair daqui tenha definido algo nesse sentido, pois ainda estou na dúvida. Direto, fisioterapia, enfermagem, gosto de várias áreas, mas ainda não defini".



Em seu case, o cabeleireiro Miro Pereira conta a sua história de vida e superação. "Eu saí da extrema pobreza do interior de Regeneração, no Povoado de Brejo Grande, para o maior salão de cabeleireiro do país. Vou  mostrar isso pra eles. Meu sonho de chegar em Teresina já era quase impossível, não tínhamos apoio nenhum pra chegar aqui para estudar e eles já  estão aqui, já tem uma parte do caminho andado, então se eles têm um objetivo, qualquer pessoa que tem um objetivo, que tem um sonho e um propósito, ela chega lá", disse o cabeleireiro que mostrou sua história com fotos e vídeos.