Seduc e SASC unem esforços para o sucesso do Criança Feliz



Representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira, participou na manhã desta quarta-feira (21) do II Encontro Estadual Intersetorial do Programa Criança Feliz. O evento aconteceu no Diferencial Buffet, com a participação de representantes dos municípios piauienses que aderiram ao programa.


O encontro tem o objetivo de fortalecer um dos principais pilares de execução do Programa Criança Feliz, a intersetorialidade, e articulação das políticas para mulheres, assistência social, saúde, educação, cultura, pessoas com deficiências e direitos humanos para o desenvolvimento da primeira infância no estado do Piauí.

De acordo com o superintendente Carlos Alberto, a SEDUC integra de forma efetiva o Programa Criança Feliz no Estado do Piauí, operacionalizando a política educacional que é um dos pilares fundamentais do PCF, na promoção do desenvolvimento integral da criança.


"Somos parceiros nesse evento. O programa visa atender criança de 0 a 6 anos nas suas complexidades. A Seduc se faz presente desde o início do programa e nosso objetivo nesse regime de colaboração que está sendo implantado é de unirmos forças com os municípios na perspectiva de fazer com que a criança desenvolva a suas habilidades e competências.  Com 6 anos ele ingressa formalmente a escola e dá prosseguimento aos estudos. A Seduc se faz presente porque essa criança tem um ciclo que vai chegar nas séries finais, então se a criança foi bem atendida nós teremos uma criança saudável no Ensino Médio", declara Carlos.

A Seduc conta com dois membros efetivos com representatividade no Comitê Gestor, a pedagoga Anabela Cardoso Freitas e, na equipe de multiplicadores, a pedagoga Lia Sousa, ambas da equipe da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental -GEF.


De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, José Santana, o Criança Feliz é uma prioridade para o Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. "Estamos todos unidos para trabalharmos pelo desenvolvimento das crianças na primeira infância e direcionamos nossos esforços para atender gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família e crianças de até seis anos beneficiárias", explicou.


Sobre o Programa

O Programa Criança Feliz foi lançado pelo Governo Federal (conforme Decreto 8.869 de 05 de outubro de 2016), e é destinado a crianças beneficiárias do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Seu objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo as competências da família, para que elas contribuam para a queda do ciclo da pobreza e a redução da violência, a diminuição da evasão escolar, entre outros ganhos sociais.

Atualmente é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e articula ações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direito da Criança e do Adolescente, entre outras.

O Piauí aderiu ao Programa Criança Feliz em 05 de outubro de 2016, tendo sua Coordenação geral na Secretaria de Estado da Assistência Social - SASC, que tem como meta atender aproximadamente 80 mil crianças entre 0 e 3 anos, além de cerca de 18 mil gestantes, conforme dados do MDS.

O Programa Criança Feliz envolve várias políticas públicas voltadas para promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.