Seduc e Instituto Unibanco promovem Seminário


 A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco promovem nesta terça-feira (20.08) o "Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação", com o objetivo de discutir e reforçar a importância da avaliação para a gestão pedagógica e para o avanço dos resultados educacionais do Ensino Médio público do Piauí. O evento faz parte da parceria da Seduc com o Instituto Unibanco, por meio do Jovem de Futuro, programa de gestão da educação com foco na aprendizagem dos estudantes e sua permanência na escola. 

Cerca de 600 profissionais da rede, entre gerentes regionais, coordenadores de ensino, diretores de escolas, supervisores e técnicos da Seduc, participarão do seminário, junto com a equipe do Instituto Unibanco e especialistas da área de avaliação. 

O tema é oportuno em razão do cenário atual: é ano de IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Na última edição (2017), o Estado subiu da 18º (2015 - 3,32) para a 16º posição (2017 - 3,34). Além disso, o resultado do SAEPI (Sistema Educacional de Avaliação do Piauí) vem progredindo há quatro anos seguidos: 2015: 3,09 / 2016: 3,16 / 2017: 3,25 / 2018: 3,38. A meta para o próximo IDEB é atingir 3,8.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera destaca o seminário como fundamental para aperfeiçoar o trabalho de gestão nas escolas ."Neste encontro, os profissionais da nossa rede sairão fortalecidos para o enfrentamento dos desafios em suas escolas por meio do circuito de gestão, como método da gestão escolar voltada para resultados de aprendizagem. É um enorme prazer realizar esta parceria exitosa com o Instituto Unibanco, que é fundamental naquilo que almejamos para melhorar os resultados e para que o Piauí se torne referência em educação", declarou o secretário.

Ellen acrescentou ainda que o Jovem de Futuro é uma ferramenta que tem como finalidade melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí e aumentar a posição no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Sabemos que, mesmo com todos os nossos desafios, hoje, o Piauí é usado como referência em reuniões no Ministério da Educação (MEC). O Ideb está chegando e nós esperamos por um bom resultado", enfatiza o secretário.

Essa parceria teve início em 2015 em 139 escolas públicas, chegando a todas as 462 escolas da rede em 2018.  O Estado foi um dos 11 que tiveram variações positivas tanto no desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática quanto na taxa de aprovação. 

O resultado é fruto da implementação da metodologia do Jovem de Futuro nas escolas de ensino médio. Ela é composta por uma sequência de ciclos, com as etapas de planejamento, execução, avaliação de resultados e correção de rota, sempre considerando as realidades locais e adaptando as etapas junto com a secretaria.

"O avanço do Piauí no Ideb se dá tanto pela melhora dos indicadores de aprendizagem como nos de permanências dos estudantes, o que não é trivial diante das imensas dificuldades da educação pública no Brasil. Isso é resultado de uma série de ações adotadas pelo governo que, aliadas à uma gestão que tem o estudante no centro das atenções, colocaram Piauí no caminho para a garantia do direito à educação com equidade", explica Ricardo Henriques, Superintendente do Instituto Unibanco.

O Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação, também será transmitido às escolas através de uma vídeo conferência nas salas de mediação, canal seducpi6 e no youtube - Instituto Unibanco.

SERVIÇO

Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação 
20 de agosto
Das 8:00 às 17:40
Local: Mansão Bliss ? Rua Trinta e um de março, 1941- Ininga ? Teresina / PI

PROGRAMAÇÃO

Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação

8h  - Credenciamento e café de boas vindas

08h30 - Abertura

9h - Painel 1: Gestão para o avanço contínuo

Gestão de excelência com equidade ? Ricardo Henriques / Instituto Unibanco
Indicadores e evolução dos resultados da rede do Piauí ? Ellen Gera / Secretaria de Educação

10h30 - Intervalo

11h - Painel 2: Avaliações e seus alcances

Avaliações Formativas ? César Nunes / Instituto Unibanco
Avaliações Somativas ? Álvaro Dyogo Pereira ? Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

12h30 - Almoço

14h - Painel 3: O uso pedagógico das avaliações padronizadas 

Uma ferramenta de apoio à gestão pedagógica ? Ricardo Madeira / Tuneduc
Apresentação de boas práticas em Língua Portuguesa e Matemática
Alexsandro Rocha da Silva / Professor de Língua Portuguesa
Anadélia Santos / Professora de Matemática

15h30 - Intervalo

16h - Painel 4: Ações da dimensão pedagógica da gestão

Mudar rotinas no cotidiano escolar
César Nunes e Gabriel Medina / Instituto Unibanco
Provocações: Maria Júlia Azevedo / Instituto Unibanco

17h40 - Encerramento