Seduc realiza Formação da Plataforma Foco Aprendizagem

 

Subsidiar a prática dos coordenadores pedagógicos para o uso e a disseminação da Foco Aprendizagem e Favorecer a apropriação estratégica dos resultados das avaliações externas estaduais para o planejamento de intervenções pedagógicas com foco nas dificuldades de aprendizagem dos/as estudantes e nos desafios da prática docente é o objetivo da Seduc ao realizar a Formação da Plataforma Foco Aprendizagem, no Instituto de Educação Antonino Freire de 12 a 15 de agosto.

  

O encontro vem acontecendo desde segunda 12, com discussões sobre o Mais Português Apresentação aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, a proposta de trabalho com a Foco Aprendizagem, ampliando a devolutiva pedagógica do SAEPI, que se prolongaram também para a terça 13.


 


"Essa oficina veio para fortalecer, fortalecer o trabalho do coordenador junto com o do professor, também como estratégia de minimizar questões presentes na prática do professor, trazer um novo olhar do professor para os resultados internos e também nesse contato com o aluno, de fazê-lo perceber quais são suas fragilidades para que a escola possa agir sobre essas habilidades ainda não desenvolvidas pelos alunos", disse a formadora Márcia Rejane.


Na quarta 14 e quinta 15, os coordenadores pedagógicos, que de forma intersetorial dentro da seduc, as Gerências de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, e Coordenação de Avaliação e Currículo, sentaram, planejaram essa oficina de forma inteirada para fortalecer a formação.


 


Para o Diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Clebe Gonçalves a  formação está focando não apenas no conteúdo a ser ensinado, mas também em preparar os coordenadores e professores para o desenvolvimento das competências e habilidades. "Com a apropriação das progressões das aprendizagens de forma estruturada em níveis de complexidade crescente - do mais simples ao mais complexo - e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior."

 

A formação pretende ainda apresentar a Plataforma Foco Aprendizagem, enfatizando a proposta do Mapa de Descritores; Formação com os coordenadores pedagógicos e de Ensino direcionada para fortalecer o acompanhamento das escolas de Ensino Fundamental e Médio, a respeito do manuseio e uso dos dados presentes na ferramenta; Utilização dos dados pelos docentes no replanejamento das atividades de sala de aula.


 


De acordo com a gerente de Ensino Aprendizagem, Marilia Aragão, o encontro é mais uma oportunidade de discutir e potencializar as estratégias de melhoria da aprendizagem. "Estratégias que já vem sendo desenvolvidas nas escolas. Essa plataforma foco aprendizagem, utiliza os resultados das avaliações externas e vem como mais um instrumento metodológico eficaz para que seja contextualizada e direcionada para as necessidades reais dos nossos estudantes, dos nossos professores, apoiando os professores na análise dos resultados das turmas, no replanejamento das aulas, é a luz do progresso dos estudantes. Ela trabalha a categorização dos domínios cognitivos, e isso auxilia muito quando se trata de planejar as situações de aprendizagem, tanto no caso de se definir competência como habilidades", completa.