Diretores participam de workshop Piauí na Ponta do Lápis



Acontece na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), o workshop Piauí na Ponta do Lápis.  O projeto é desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visando contribuir para o monitoramento do serviço público e o atendimento das necessidades de cada escola.


Participam do evento, que tem o objetivo de estimular o uso da ferramenta, esclarecer dúvidas, e mostrar como o aplicativo pode ser um aliado da gestão escolar, os diretores das escolas estaduais.

Na oportunidade, o superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira, falou que o aplicativo tem muitas propriedades e ajuda o gestor a trabalhar com cada uma das suas unidades escolares, ajudando na questão da gestão.

"Para nós que fazemos a Secretaria de Estado da Educação é de suma importância a participação em evento como esse. O TCE está de parabéns com essa perspectiva que só vem a corroborar com o que estamos fazendo na Seduc, criando sistemas para que consigamos otimizar os custos e trazer mais benefício para o aluno no ensino-aprendizagem", declara Carlos.


O conselheiro substituto do TCE/PI, Jaylson Campelo, diretor da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), destacou que o objetivo do trabalho do Tribunal é melhorar a vida das pessoas, buscando proporcionar o gasto mais eficiente dos gestores públicos. "E agora o Tribunal está se aproximando ainda mais da população, com esse viés da educação de forma especial, através do aplicativo Piauí na Ponta do Lápis, uma ferramenta simples e moderna, que pode contribuir para o desenvolvimento da educação no Piauí", pontuou.

Segundo a diretora do Cefti Pequena Rubim, Francisca Viana, o programa é muito inovador. "É uma ação muito rica de conhecimento, nós enquanto gestores, precisamos desses subsídios significativos", afirma a diretora.


O programa Na Ponta do Lápis trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, com o trabalho rotineiro já executado pela equipe de fiscalização; na formação, com os cursos e treinamentos realizados pela Escola de Contas;  e na gestão, que tem como destaque a utilização do aplicativo em smartphones que estimula o controle social.

Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

Na Ponta do Lápis vai auxiliar os gestores a ter uma visão das escolas pelo olhar do aluno,  permitindo o contato permanente entre os diretores, professores, alunos, pais, secretários e prefeitos, favorecendo o desenvolvimento da educação. Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem.

O Piauí Na Ponta do Lápis é gratuito e está disponível nas lojas Playstore e APP Store. Todas as escolas estaduais do Piauí já estão cadastradas.