Seduc e Sejus Certificam reeducandos da Irmão Guido

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa Nacional de Acesso a Educação Profissional e Emprego - modalidade Pronatec-Prisional, em parceria com a Secretaria de Justiça, realizou hoje (13),  na Penitenciária Irmão Guido, a entrega de Certificados do Curso Formação Inicial Continuada em Microempreendedor Individual para 14 reeducandos da referida unidade.

A solenidade contou a presença do Secretario de Justiça do Estado, Carlos Edilson, da Diretora da Unidade de Educação Profissional e Coordenadora Geral do Pronatec, Adriana Moura, autoridades da Sejus e Seduc e alunos reeducandos que participaram do curso.

Na oportunidade, o secretário de Justiça, Carlos Edilson, também fez a entrega de vários equipamentos para as unidades prisionais do estado. Ao falar sobre a parceria com a Seduc, o secretário afirmou que o sistema penitenciário do Piauí, no quesito educação  é referência para todo o Brasil  e  isso só está acontecendo graças a grande parceria que existe entre os dois órgãos públicos.

A Coordenadora do Pronatec, Adriana Moura, fez questão de ressaltar a importância do Programa Pronatec Prisional, principalmente porque faz a diferença para toda comunidade das unidades prisionais, porque além da questão da formação profissional existe ainda a questão da autoestima e a ressocialização dos reeducandos.

Para o reeducando Joel Luis da Silva essa foi uma grande oportunidade não só para ele, mas para todos os outros que participaram do curso de microempreendedor Individual.

O Pronatec Prisional foi instituído em outubro de 2011 e vem possibilitando realização de cursos dentro das comunidades e das unidades prisionais. Possui como base metodológica aulas presenciais de segunda a sexta-feira, com 03 horas aulas por dia e duração de 60 minutos cada aula. Os cursos, além de capacitar os presos e elevar a autoestima, também estão associados à redução de pena.  Segundo a Lei de Execução Penal, cada 12 horas de frequência escolar, divididas no mínimo de 03 dias, equivalem a 01 dia a menos na pena.