Seduc realiza formatura do Pronatec em Amarante

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), realizou neste final de semana a solenidade de formaturas dos cursos Técnico em Cuidados de Idosos e Técnico em Aquicultura, do Programa Nacional de Acesso a Educação Profissional e Emprego (Pronatec), no município de Amarante.

A Articuladora de Estágios e técnica do Pronatec, Professora Amparo Ramalho, representou a Coordenadora Geral do Pronatec e Diretora da Unidade de Educação Profissional, Adriana Moura, e falou da importância da realização dos cursos técnicos para o município, principalmente por estar contribuindo para a inclusão de jovens no mercado de trabalho. "Gostaria de parabenizar todos os técnicos locais do Programa que acreditaram na Educação Profissional e especificar que com a finalização desses cursos estão promovendo a expansão e inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho", frisou a professora Amparo.

Ela também parabenizou aos alunos, professores e equipe do Pronatec na pessoa do orientador Francisco de Assis Gomes e especialmente aos pais dos alunos e parceiros dos diversos segmentos que contribuíram para realização do projeto.

A aluna Kefanny Alves relatou as experiências vividas pelos alunos durante os dois anos de dedicação e companheirismo que passaram juntos, falou também das expectativas e sonhos que todos têm em relação ao mercado de trabalho  e  destacou o trabalho do orientador professor Francisco de Assis Gomes, apoios e professores que lhe repassaram os conhecimentos tentando dar o melhor de si para formar profissionais de qualidade. 

O secretário municipal de Educação e também patrono da formatura, Ironilson Lima, parabenizou os formandos e ressaltou que  se sentia muito honrado por ser escolhido o patrono das turmas.

O orientador Francisco de Assis destacou o pequeno índice de evasão dos cursos nos municípios, principalmente devido à dedicação dos apoios, professores e toda equipe do Programa, que contou ainda com o apoio da gestora do CETI Polivante, professora Edivânia. "Somente assim poderíamos conquistar nossos objetivos que foi formar esses técnicos em Cuidados do Idosos e em Aquicultura, com autoestima elevada e desejo de avançar no conhecimento e conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho". Ela falou  também sobre a importância dos cursos técnicos do Pronatec para os jovens do município, pois contribui para qualificação da mão de obra para o mercado de trabalho possibilitando trabalho e renda para suas famílias.

Os cursos fazem parte da pactuação 2017.2 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e atendeu ao todo 3.250 estudantes de diversos cursos, em 66 municípios e 80  unidades ofertantes.