Ação inclusiva comemora dia do estudante em Piracuruca

 

"Nenhuma limitação pode limitar o direito de ser feliz, de viver e de ser respeitado. A felicidade em cada rosto, em cada abraço, mostra o quanto eles são especiais e merecem respeito". As palavras da diretora da Unidade Escolar Anísio Brito de Piracuruca, Marisa Parentes, ressaltam o compromisso da escola em desenvolver a Inclusão e a Política de Educação Especial no ambiente escolar.



Em virtude do dia do estudante, comemorado no dia 11 de agosto, a escola promoveu mais uma ação de inclusão e amor aos seus alunos da Sala Multifuncional. Os 35 alunos atendidos pela Unidade Escolar participaram de uma manhã de lazer e conhecimento na Oca Tocarijius, resort localizado no município. Durante o encontro foram desenvolvidas várias ações lúdicas e de desenvolvimento físico e cognitivo, como aula sobre higiene pessoal e cuidados, desenvolvida pela diretora da escola, que também é psicopedagoga e neuropsicopedagoga.


Para o estudante Matheus Francisco Vasconcelos foi uma manhã maravilhosa. "Eu nunca vou esquecer esse dia, aproveitamos bastante, brincamos, sorrimos, nos divertimos", disse o aluno que é deficiente físico e limitado na locomoção e fala.



Segundo a mãe do aluno Marcos Renan, Maria José, a escola faz muito pelos estudantes que possuem limitações. "Eu queria muito que o Centro de Atendimento Educacional Especializado acontecesse para que o atendimento que outras crianças especiais pudessem ter a mesma oportunidade e assim poder ajudar mais famílias", comenta.


A escola Anísio Brito é uma escola regular, mas possui o atendimento especial.  "Em um dos turnos os alunos ficam em sala regular normal, onde é feito o acompanhamento orientando aos professores regulares, e no contra turno os alunos são atendidos na Sala Multifuncional, desenvolvendo suas habilidades físicas e neurológicas", explica a gestora da escola.



"Os estudantes que participaram da atividade praticaram tudo que aprenderam, mesmo com suas limitações realizaram as ações com o apoio de toda equipe pedagógica, participando de várias brincadeiras e passeios", afirma Marisa Parentes.


A escola é a única a ofertar uma Sala Multifuncional que atende todas as múltiplas deficiências, possui 7 cursos de libras acontecendo, incluindo libras Kids, e desenvolve aulas em braile.