Seduc realiza treinamento da Plataforma Foco Aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou na nesta quarta 07, formação da Plataforma Foco Aprendizagem PIuma plataforma online que reuni, organiza e articula todos os dados relacionados à aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino do Piauí, para professores e técnicos da Secretaria.

"O objetivo do encontro além de fortalecer as equipes da seduc, na ampliação dos conhecimentos técnicos, favorece a apropriação estratégica dos resultados das avaliações externas, para o replanejamento das ações pedagógicas como foco nas fragilidades apresentadas nas aprendizagens dos estudantes e também nos desafios do acompanhamento pedagógico e formação em serviço" afirma o Diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem Clebe Gonçalves.

De acordo com a Gerente de Ensino Médio da Seduc, Regina Monteiro, com a apropriação do manuseio dessa ferramenta tecnológica os profissionais da Seduc poderão dialogar com as escolas partindo de sua realidade e assim replanejar as ações, focando no atingimento das metas pactuadas.

"Estamos realizando a oficina da Foco Aprendizagem em parceria com o Instituto Unibanco para fortalecer a equipe pedagógica da UNEA nas análises dos dados das avaliações externas da rede e as intervenções pedagógicas junto às escolas quando necessário, focando na melhoria do ensino e aprendizagem", afirma a gerente.

A ferramenta foi elaborada pela Tuneduc, em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Lemann e Seduc. A plataforma além de reunir todos os dados da educação no estado, faz um diagnóstico, identifica as possíveis deficiências no aprendizado dos estudantes e elabora métodos para resolver esses problemas, é um recurso que entrou no Piauí em 2018 e contribui significativamente para professores, gestores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Seduc.

"Essa plataforma eu denominei de customizada, onde a gente pode agregar muitas informações  e realizar formações a partir dos recursos que ela apresenta, possibilitando aos professores mais subsídios para trabalharem melhor, ela veio para dar um "up grade" no trabalho dos professores e pra gente conseguir alcançar metas e obter melhores resultados", disse a técnica da Seduc Viviane Carvalhedo.

Para Deusiane Paiva, coordenadora de implementação do programa Jovem de Futuro, essa formação tem o intuito de disseminar o conhecimento da plataforma Foco Aprendizagem Piauí para os técnicos da Seduc. "Essa plataforma faz parte agora do Programa Jovem de Futuro e tem o potencial de ajudar o diagnóstico tanto das escolas, das regionais e da própria secretaria em relação as evidencias geradas pelas avaliações externas, aqui no caso, o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí - SAEPI", completa.

Jovem de futuro

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional, criada em 2007, desenvolvida pelo Instituto Unibanco e implementada em escolas públicas do Ensino Médio em parceria com as secretarias estaduais de educação. O programa visa melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes por meio do aprimoramento contínuo da gestão.

"Hoje o Jovem de Futuro está em toda a Rede, todas as escolas do Ensino Médio do Estado são contempladas com o programa, ele visa através da gestão educacional melhorar o desempenho do aluno lá na ponta", afirma o gestor de implementação do Jovem de Futuro no Piauí, João Cláudio Peixoto, Cláudio disse ainda que a princípio o foco está sendo para equipe da Seduc com setores ligados ao ensino, para entender a plataforma e trabalhá-la.

Dentro do cronograma de ações da plataforma Foco Aprendizagem, existe a formação de grupos de trabalho, capacitação de professores para que os objetivos sejam alcançados junto às gerências de educação, escola e aluno.