Alunos criam projeto para reaproveitamento de água na escola

Com o objetivo de buscar soluções ambientais sustentáveis no ambiente escolar, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado desenvolveram um projeto de reaproveitamento da água condensada dos aparelhos de ar condicionado da escola.


Os aparelhos ficam ligados, em média, 8 horas por dia, produzindo aproximadamente 12 litros de água cada um, o que corresponde, em uma semana, a uma captação em média de 588 litros. A água captada é reutilizada na limpeza da escola e para regar o jardim.



De acordo com o professor Wilton Pereira, idealizador do projeto o objetivo é mobilizar os sobre as políticas ambientais inteligentes, além de contribuir na formação de cidadãos  preocupados com o planeta.


"O projeto funciona de uma maneira simples, mas o objetivo é grandioso, valorizar um bem indispensável para a humanidade, que é a água. Instalamos uma encanação que sai dos aparelhos de ar-condicionado e uma ferramenta que regula e libera a água de acordo com a umidade do solo", disse o professor.


"Essa ação nos deixa muito feliz, primeiro porque estamos sensibilizando nossos alunos para o consumo consistente da água e no reaproveitamento da mesma. A  água que sai do ar-condicionado não vai mais para o ralo, conseguimos reaproveitar  pelo menos 100 litros de água por dia", relatou a Rejane Coelho, diretora da escola.


O projeto é desenvolvido por 30 alunos do Ensino Médio e deve ser apresentado na Fecimat - Feira de Ciências e Matemática.