Piauí participa de Seminário do Jovem de Futuro em RN

A diretora da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, Mirlane Ramos, e a agente do Circuito de Gestão, Clarissa Santos, representaram o Piauí, nos dias 5 e 6 de agosto, no Seminário Mobilização para Aprendizagem no Ensino Médio. O encontro aconteceu em Natal (RN) e teve o objetivo de discutir a importância da gestão para o avanço contínuo da educação no Ensino Médio.

O encontro reuniu cerca de 400 profissionais, dentre eles, a rede de educação do Rio Grande do Norte, responsáveis pela implantação do Circuito de Gestão nas escolas de Ensino Médio, regionais e Secretária de vários estados.

A diretora Mirlane Ramos falou do compromisso do Piauí com a aprendizagem dos jovens. "Me senti muito feliz pelo convite, por parte da Seduc e principalmente em poder contribuir mostrando as nossas boas práticas que vem dando resultados na escola. Participar do seminário foi muito enriquecedor e gratificante. Conhecer a realidade de outros Estados assim como apresentar nossos resultados é muito positivo. A troca de experiências traz muito aprendizado para todos", afirma.

Mirlane falou ainda que participaram de uma mesa que abordava os Índices de evasão e reprovação na escola e o quais boas práticas são feitas para melhorar esses índices.

Clarissa Santos, que também representou o Piauí no evento, falou da ampliação do debate em busca de caminhos que devem ser traçados, para garantirmos que o jovem tenha acesso a uma educação de qualidade.

"Achei de extrema importância participar do evento e compartilhar da nossa experiência como supervisora educacional buscando contribuir para a melhoria dos índices de reprovação e abandono nas escolas que acompanho e consequentemente no Estado. Assim conhecer a realidade do Estado do RN e saber como eles estão fazendo para também tentar diminuir esses índices e assim melhorar a aprendizagem dos alunos. É um momento extremamente rico, pois estamos aprendendo também e até mais com outro Estado", declara.

Na oportunidade foi realizado o diagnóstico educacional do RN onde foi apresentada uma análise de dados socioeconômicos e educacionais do estado e também a estratégia do Jovem de Futuro para cerca de 400 gestores escolares, gestores regionais e assessores pedagógicos do estado. O evento foi produzido pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte.

Jovem de Futuro

O Jovem de Futuro é uma iniciativa do Instituto Unibanco. Consiste em uma tecnologia educacional criada em 2007, para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes. Atualmente, o Jovem de Futuro é implementado no Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí.

Os profissionais envolvidos no Jovem de Futuro recebem formação do Instituto Unibanco, composta de módulos presenciais e a distância. A proposta é relacionar o conceito de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem com as práticas escolares, para que eles possam planejar, executar, monitorar e avaliar as ações da escola, com base nos objetivos