Expectativa e alegria marcam início do segundo semestre

Para garantir a execução do calendário de dias letivo, determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Secretária de Estado de Educação (Seduc) inicia nesta segunda-feira, 05 de agosto, o segundo semestre letivo nas escolas da rede estadual. Conforme dados da Seduc, o segundo semestre vai contar com 95 dias letivos, com término previsto das aulas para o dia 13 dezembro de 2019.

Após o merecido período de descanso, os estudantes retomaram as aulas com muita alegria e disposição. Muitas escolas fizeram uma programação especial. No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva os alunos foram recepcionados pela equipe da unidade, o momento de volta às aulas foi marcado pela integração e pelo reencontro entre os amigos e funcionários da escola.

A diretora Maria Castro deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre a importância dos estudantes focarem nos estudos neste segundo semestre. "Desejo uma volta às aulas bem proveitosa, com muita dedicação aos estudos, afinal vocês descansaram e recarregaram as energias. Neste semestre, são muitos os projetos para desenvolver, por isso não dá para perder tempo", explica a diretora.

Os alunos da Unidade Escolar Marcos Parente, no município de União, também foram recebidos de uma forma especial. Recepcionados pela equipe escolar ao som de voz e violão, os alunos dançaram, brincaram e reencontraram os amigos. Ao lado da equipe, a diretora da escola, Marilene Santana, deu boas-vindas, saudando alunos e professores.

"Estamos preparados para os novos desafios e para as novas conquistas neste segundo semestre. Contem com a gente, estamos aqui para ensinar e orientar, com uma aprendizagem que irá fortalecer o relacionamento humano", destacou.

Já no Colégio da Polícia Militar do Piauí, as aulas iniciaram com um encontro pedagógico juntamente com todo o Corpo Docente, Coordenação Pedagógica, Setor de Orientação Educacional, Corpo de Alunos e Direção. Na oportunidade, um coffee break foi servido para a comunidade escolar, logo em seguida teve um momento com a psicóloga do Hospital da Polícia Militar do Piauí, Cabo Keila, que abortou a temática Gerenciamento das Relações Interpessoais e Habilidades Sociais no Trabalho e a Importância da Empatia".

"Tivemos a participação de toda a comunidade escolar, onde houveram dinâmicas e momentos de descontração para que todos retornassem com ânimo e preparados para o segundo semestre, tivemos também um encontro com a coordenadora de Ensino da 20ª Gerência Regional de Ensino, professora Zenilda, ministrando oficina sobre SAEB/SAEPI e o trabalho com os descritores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática", finaliza Ítalo Duarte, coordenador Adjunto.

No CETI Darcy Araújo os estudantes foram recebidos no pátio da escola. A acolhida teve um momento de reflexão. Na oportunidade os gestores desejaram um bom retorno e manifestaram a alegria em estar junto aos alunos na busca pelo conhecimento.