Escola de Pio IX realiza Projeto Turismo e Educação

A Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, de Pio IX, em parceria com o grupo de ex alunos da Escola Agrotécnica Federal de Crato, implantou o Projeto Turismo e Educação, no qual os alunos atuam como jovens empreendedores no núcleo escolar, tendo como público alvo alunos do Ensino Médio 2 e 3 anos.

"É um projeto recente, desafiador e muito importante para a formação de indivíduos capazes de transformar o meio em que vivem, em prol do bem comum", afirma o professor de Geografia Belarmino Ferreira de Albuquerque, idealizador do projeto.

Nesse contexto, a Educação Empreendedora serve como ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras, auxiliando na formação de cidadãos críticos, autônomos, transformadores e empreendedores. "Essas ações coletivas facilitam não só a vida em sociedade, mas também contribuem para torná-la mais justa e igualitária", explica o professor.

Para a gerente da 16ª Gerência Regional de Educação (GRE), Maria Nazaré,o projeto é de grande relevância porque leva os alunos a observarem seu contexto local e oportuniza que eles percebam valores no próprio espaço. "O que tem no seu território que possa ser utilizado como ponto turístico, por exemplo, material para atrair pessoas para a sua região, assim como em outros municípios que conseguiram levar desenvolvimento econômico, utilizando características locais. O projeto desperta o empreendedorismo do jovem, junto ao protagonismo juvenil, para que passe a ter um olhar diferenciado para o seu contexto e comece a avaliar determinadas questões que podem contribuir para desenvolver atividades econômicas, no qual a educação e a cultura possam ser valorizadas e engrandecidas", esclarece.