CEEPSA realiza Semana de Sustentabilidade e Empreendedorismo



O Centro Estadual de Educação Profissional Santo Antônio - CEEPSA, no município de Valença do Piauí, realizou na última semana de julho, a I Semana de Sustentabilidade e Empreendedorismo. O evento teve o objetivo de promover uma atitude criativa e empreendedora, proporcionando valores de sustentabilidade e de integração com a comunidade escolar.


De acordo com o professor de sociologia, Silvio Freitas, a ideia do projeto nasceu a partir da elaboração da Proposta de Flexibilização Curricular (PFC) que é parte integrante do novo ensino médio, através da Base Nacional Comum Curricular -BNCC. 

"Buscamos promover dentro do projeto, ideias e práticas que contemplem competências e habilidades, como: conhecimento, trabalho e projeto de vida, responsabilidade social e cidadania, empatia e cooperação", declara o professor do CEEPSA, Sérgio Freitas.


Foram realizadas durante a semana de evento apresentações, palestras sobre energias renováveis e a história do empreendedorismo local. Ainda na programação aconteceram exposições, onde as turmas dos 3º anos, manhã, apresentaram os produtos de empreendedores da região, expuseram as hortaliças e frutas do projeto "Horta na Escola" (Troféu Prata no Prêmio Educação Empreendedora do SEBRAE 2019).

Na I Semana de Sustentabilidade e Empreendedorismo, aconteceu exposição e distribuição de um mini jornal do projeto. Na oportunidade, uma empresa parceira do evento mostrou na prática a simulação de um sistema de abastecimento que tem como fonte energética a energia solar.


Ocorreu, também, uma visita técnica no centro de produção da Granja Moreira, considerada a maior empresa do ramo no estado do Piauí, onde foi apresentado a história de vida do fundador do empreendimento e as práticas sustentáveis adotadas pela empresa. 

O evento foi finalizado com o I Pedala da Sustentabilidade. Alunos, professores e comunidade escolar fizeram um percurso de 10 km e no final foi oferecido um café da manhã para os participantes e piscina liberada para todos. 


A execução e organização da proposta foi realizada pelo alunos do 3º ano do ensino médio, manhã e noite.  Teve como idealizador o professor Silvio de Freitas e a colaboração dos professores Ricardo Mendes, Luciana Sousa e Vilmar Silva. Contou ainda com a contribuição da gestão escolar, professores e técnicos administrativos/operacionais.