Vereadores de Simões homenageiam Seduc por ações na cidade

A Câmara de Vereadores de Simões, município localizado na região sudeste do Estado aos pés da Chapada do Araripe, conferiu no último mês de junho o título de Cidadão Simonense ao secretário de Estado da Educação, Ellen Gera de Brito Moura, pelos benefícios levados à população daquela cidade pelo setor. Uma das ações implementadas pelo gestor é o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que no dia 13 de julho deste ano realizou a colação de grau de mais de 100 estudantes de Letras Espanhol, Matemática e História.

O polo da UAB de Simões iniciou suas atividades em 2006, tendo graduado três turmas no curso de Administração, três de Ciências Biológicas, uma de Ciências da Natureza, uma de Filosofia, uma de Letras Português, três de Pedagogia, duas de Sistemas de Informação, uma de Letras Inglês e uma turma de Letras Espanhol, totalizando 450 formados.

Já os cursos de pós-graduações ofertados concluíram turmas de Informática na Educação, Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Ecologia, Biodiversidade e Conservação, Ensino de Libras, Gestão Pública, uma turma cada, e duas turmas de Gestão e Educação Ambiental.

Em deferência ao comprometimento do secretário Ellen Gera e todo o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado no setor educacional, os vereadores de Simões empreenderam a iniciativa de homenagear o secretário, reafirmando o compromisso dos mesmos para com a educação, a exemplo dos investimentos no Ensino Superior, como destaca a coordenadora do polo local da UAB, Maria Bento.

"O secretário Ellen Gera como superintendente de Ensino Superior já realizava um ótimo trabalho, em termos de abraçar a gestão da universidade na busca de recursos para manter o polo. Graças a ele e a outros apoiadores temos conseguido avançar. Não é só o polo de Simões que deve agradecimento a ele, mas todos os polos, pelo empenho para com o projeto da UAB", relata a coordenadora.

Para Ellen Gera esse é apenas o dever do gestor público, dedicar todas as suas forças e seu comprometimento com a melhoria da qualidade de vida do cidadão piauiense, que passa impreterivelmente pela educação. "Agradeço imensamente o reconhecimento dos vereadores e de toda a população de Simões pelo trabalho que já desenvolvemos há alguns anos na pasta da educação. Com todo apoio do governador Wellington Dias pretendemos fazer muito mais por Simões e pelo Piauí", completa.

Parceria de sucesso

O secretário Ellen Gera explica que a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre outros parceiros, beneficia estudantes do Piauí e de estados vizinhos, formando profissionais habilitados para adentrar no mercado de trabalho da região Nordeste.

"A parceria traz enormes benefícios não só para Simões, mas para 20 municípios que o polo agrega. O polo atual, bem como o novo que está sendo construído, beneficia não só alunos do Piauí, como também de outros estados como Ceará e Pernambuco, que já estudam ou têm a possibilidade de vir a estudar lá, fato que está revolucionando o mercado de trabalho da região, promovendo uma transformação tecnológica e social", observa o secretário.

Novo polo

Uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação e a empresa de energia eólica Contour Global está construindo um novo polo da Universidade Aberta do Brasil no município de Simões. A obra terá um investimento superior a três milhões de reais, compreendendo estrutura física e aquisição de equipamentos que já foi realizada.