Seduc realiza Encontro Formativo do Macro Módulo I

A Secretaria de Estado da Educação realiza nesta terça-feira, (30), no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, o Encontro Formativo do Macro Módulo I. O evento é destinado a formadores redatores estaduais do Programa de Apoio da Base Nacional Comum Curricular, o ProBNCC.

O encontro tem o objetivo de socializar os módulos construídos pela equipe de formadores redatores e sistematizar em um único Macro Módulo. O Macro Módulo final será trabalhado nas formações com os formadores regionais, formadores municipais e professores.

"A BNCC representa uma importante mudança na prática de ensino, portanto, a formação deve focar não apenas no conteúdo a ser ensinado, mas também preparar os professores para o desenvolvimento das competências e habilidades, apoiando-os desde o processo de planejamento de aulas até o de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes nessa nova perspectiva. Afinal, para que os professores possam desenvolver nos estudantes as competências definidas na BNCC, em especial as dez competências gerais, é essencial que tenham a oportunidade de vivenciar uma formação que apoie o seu desenvolvimento nesses aspectos", afirma Marília Aragão, gerente e coordenadora da etapa Anos Finais do Currículo do Piauí.

Marília afirmou ainda que ao longo do mês de junho, a equipe passou pela formação do primeiro Macro Módulo do Percurso Formativo.

"Os formadores estaduais passaram esse último mês trabalhando. Construíram powerpoint, vídeos, sequências didáticas, metodologias, tudo feito individualmente. Em um segundo momento eles se reuniram em grupo e selecionaram os melhores materiais. Após essa socialização, hoje está sendo a apresentação do que eles construíram. Ao final do dia vamos consolidar em um único módulo, esse módulo vai ser o  Macro Módulo I, que vai ser o ponto de partida também para as formações", finaliza Marília.