Seduc realiza formação Gestão para Aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação realiza durante toda esta terça-feira (30), no Centro de Formação do Servidor do Piauí (CFSPI), o encontro da etapa III do Curso Gestão para Aprendizagem.

A ação é desenvolvida em parceria com a Fundação Lemann e tem como objetivo formar as equipe gestoras das unidades escolares para atuarem na melhoria da aprendizagem e que garantam o acesso, o atendimento, a permanência e o sucesso dos alunos. O foco da formação é a Gestão da Aprendizagem, considerando o desenvolvimento da gestão estratégica, gestão de pessoas e liderança.

O encontro é ministrado pelas consultoras da Elos Educacional, Viviane Aparecida e Karen Sachete, e destinado para gestores, coordenadores pedagógicos das escolas estaduais e equipe técnica da Seduc.

De acordo com a consultora Viviane Aparecida, a formação teve início no ano passado e afirma que os resultados já podem ser vistos. O curso ajuda o diretor a analisar a escola como um todo. "A formação trabalha para que o gestor analise a situação em que a escola se encontra, com o fim de descobrir os pontos fracos e os fortes. A partir daí, potencializar forças, considerando a gestão como democrática e envolvendo a todos no trabalho escolar com foco na melhoria do ensino", disse.

Na programação do encontro, o diretor Antônio Gomes, do Centro de Ensino de Tempo Integral - Ceti Padre Joaquim Nonato, apresentou o Plano de Ação selecionado no curso Gestão para a Aprendizagem, que teve a apresentação da sua prática no 1º Seminário de Educação do FORMAR em São Paulo.

A escola Pe. Joaquim Nonato Gomes elaborou o plano "Combate ao Bullying e ao desrespeito" com base nas muitas ocorrências de bullying e desrespeito entre os alunos 5º e 6º ano registradas no Mobieduca.me (sistema de controle da frequência do aluno).

As ações implementadas no plano trabalharam as dimensões do Protagonismo Juvenil e outras atividades, além da dimensão família promovendo reuniões com os pais dos alunos envolvidos no plano. "Os resultados foram excelentes, cerca de 90% dos alunos afirmaram que estão mais conscientes sobre a necessidade de combater e não praticar bullying com os amigos. Afirmaram ainda que o respeito entre alunos e professores melhorou bastante e o número de ocorrências também diminuiu", aponta o diretor Antonio Gomes.

Etapas da Formação

O programa é formado por dois módulos temáticos e por um módulo de acompanhamento para implementação do plano de ação. O primeiro é comum a todos os cursistas e aborda o tema gestão estratégica. Ao final do primeiro módulo, a dupla gestora escolhe entre os temas: gestão pedagógica e formação de professores, gestão pedagógica e planejamento, gestão de pessoas e clima escolar, gestão de pessoas e liderança, gestão de resultados.

No encontro presencial, são abordados os temas de liderança e gestão estratégica, com apresentação de casos e oficinas práticas. Ao final do semestre, a dupla gestora desenvolve um plano de ação como atividade final. Este é implementado na escola pela equipe gestora ao longo do semestre seguinte e acompanhado pelos formadores.