Ellen Gera participa de encerramento do Projeto Rondon


Neste sábado (27) aconteceu o encerramento da Operação João de Barro, ação do Projeto Rondon, realizada em doze municípios do Estado do Piauí, entre os dias 13 e 28 de julho de 2019. Desenvolvido desde a década de 1960 pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes. 

O Piauí recebeu 252 rondonistas voluntários, dentre professores e alunos universitários, conduzidos pelo Ministério da Defesa. A Operação João de Barro contou com o apoio do 25º Batalhão de Caçadores e do 2° Batalhão de Engenharia e Construção, que proporcionaram o suporte logístico e a segurança necessários às atividades.


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) auxiliou a ação na parte administrativa e de logística, disponibilizando transportes para a realização das atividades. Durante a solenidade a Seduc foi homenageada e foram entregues certificados e troféus para as Instituições de Ensino Superior que participaram e contribuíram para a realização do projeto.


"Tenho certeza que vocês encontraram situações difíceis no interior do nosso Estado, mas outra certeza que tenho é que foram bem recebidos. Quem trabalha com educação tem a convicção de que ela não se faz preso dentro da escola, mas tomando de conta de todos os espaços da sociedade, e vocês assim fizeram quando saíram de suas casas para passar quinze dias conosco. O Piauí fica de portas abertas e vocês serão muito bem recebidos pelo nosso povo e pelo governo do estado quando retornarem", afirmou o secretário Ellen Gera, que representou o governador do Piauí, Wellington Dias, durante a solenidade.


Desde o relançamento, em 2005, o Projeto Rondon realizou 82 operações, em 1.213 municípios de 24 unidades da federação, com a participação de 2.306 instituições de ensino superior e 22.896 rondonistas (universitários e professores), alcançando cerca de 2 milhões de pessoas.