Ellen Gera recebe representantes da Fundação Getúlio Vargas


Na tarde desta sexta-feira (26), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, recebeu representantes da Fundação Getúlio Vargas, Secretaria da Fazenda do Piauí, Secretaria de Planejamento do Piauí e Controladoria Geral do Estado para uma reunião de trabalho sobre a elaboração do Plano de Aplicação dos Recursos do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

"A Fundação Getúlio Vargas está colaborando com o Piauí na elaboração do Plano que vai permitir que a Seduc desenvolva a rede Estadual de Ensino. Queremos elaborar um plano que seja eficiente e traga a atualização que precisamos fazer na infraestrutura de nossas escolas, nos equipamentos e serviços, e que promova a possibilidade de termos programas pedagógicos que atendam às necessidades dos professores e alunos", explica o secretário de Educação, Ellen Gera.


Para Henrique Paim, ex-Ministro da Educação e Professor da Fundação Getúlio Vargas, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) teve uma evolução importante ao longo nos últimos anos, tanto em relação da aprendizagem quanto em relação ao acesso, permanência e melhoria dos indicadores do rendimento escolar. 

"Vemos aqui um grande exemplo de um estado que, a partir da educação, alavanca o seu desenvolvimento. É claro que assim como o Brasil, o Piauí tem grandes desafios pela frente e eles estão muito concentrados em dois aspectos importantes. O primeiro deles é ampliar a sua colaboração com os municípios, de modo que a gente possa avançar mais em questões importantes como a alfabetização das crianças e na formação de professores e o segundo aspecto é o estado conseguir, a partir desse trabalho que já vem sendo desenvolvido, voltar sua gestão para aprendizagem, que é um esforço que o estado já vem fazendo", afirma Henrique.


"Nós da FGV temos uma grande satisfação de poder colaborar com o estado e acompanhar o desenvolvimento do Piauí, dando todo o suporte para a melhor utilização dos recursos captados pelo estado", finaliza Paim.

De acordo com Ellen Gera, "este é um programa bem complexo e o apoio de uma instituição como a Fundação Getúlio Vargas com certeza nos dá uma expectativa de que o plano seja bastante eficiente", esclarece.