Poesia e desenho transformam ensino da Matemática

"A matemática pra mim não era uma disciplina interessante, eu tinha muita dificuldade para aprender e muitas vezes não a entendia nada, preferia outras disciplinas, com o projeto tudo isso mudou, passei a ter mais vontade de entendê-la e aprendê-la e ela está em tudo na nossa vida, com isso ficou bem mais fácil de estudar a matemática", disse o aluno do 9º ano Francisco Eduardo Gomes, da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro que junto aos demais alunos da escola, participou do projeto "A matemática está em tudo". na semana da matemática realizada pela escola.

Com o objetivo de refletir sobre a importância da matemática na vida cotidiana, ler, interpretar e produzir textos matemáticos, formular e resolver problemas relacionados com a disciplina através da investigação, cooperação e comunicação grupal, além de aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações concretas, desenvolver a capacidade de investigar, entender novas situações matemáticas e construir significados a partir delas, percebendo a sua importância nas diversas áreas do conhecimento e nas diversas profissões a escola realizou a atividade.

Para o pai de Guilherme Gomes, um dos estudantes que participam do projeto, Francisco Wheberth Gomes, antes do projeto existia menos interesse e mais dificuldades. "Após o projeto eu percebi transformações e ele passou a estudar a matemática de maneira mais intuitiva, estou vendo um despertar, uma curiosidade a mais. Esse projeto prepara e ensina os alunos uma maneira simples de aprender a matemática, eu também vi algumas mudanças, notei mais habilidades, mais interesse, mais lógica, mais conhecimento nos conceitos, mais facilidade na resolução das atividades, mais motivação, mais foco, bem como o interpretar melhor e o compreender". afirma.

Já o encanador Industrial, Martins Arcanjo da Silva pai do Murilo da Silva, aluno do 8º ano, disse que seu filho era um bom aluno e tornou-se um ótimo aluno depois do projeto. "O Murilo sempre foi um aluno esforçado, sempre gostou de estudar e depois do projeto ele está se desenvolvendo cada vez mais e melhorando significativamente suas notas".

Durante a semana foram trabalhados temas como: A matemática e o teatro; A matemática e os jogos diversos de raciocínio, tecnológicos e desafios; Trabalho bibliográfico (Slides com os principais matemáticos); A matemática e a música (apresentação de paródia); A matemática e a poesia (apresentação de poesias e poemas) para os alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, onde as turmas foram divididas em equipes.

Para o professor de matemática e idealizador do projeto, Francivaldo de Sousa Pinheiro, que sempre foi apaixonado por Matemática, História e principalmente a história da matemática, de matemáticos e suas aplicações práticas. "O contato com o mais matemática, as ideias e troca de experiências com professores e colegas formadores tem sido de grande significância no meu aprendizado e trago isso para os meus discentes. Faço uso das ferramentas que estão à minha disposição que logo complementam o meu trabalho docente. Os atrativos midiáticos e a ideia de matemática como matéria escolar complicada que ainda perdura, distancia o esforço pelo aprendizado desta disciplina. A ideia é fazer com que esses atrativos pedagógicos operem ao nosso favor, aproximando as teorias à prática. Trabalhar com projetos, feiras, jogos e aulas de campo entre outras metodologias dinâmicas faz um elo gigante entre o porquê de estudar os conteúdos e onde utilizá-los, transforma o aluno no construtor do seu próprio conhecimento, além fazer ele perceber que esta ciência é indispensável à nossa existência" comenta Francivaldo.

A escola como espaço facilitador do processo ensino aprendizagem, criou meios para motivar os alunos a participarem ativamente das atividades desenvolvidas em sala de aula, promovendo uma ação pedagógica para que o aluno utilize os conhecimentos aprendidos para utilizá-los nas atividades extra classe, na sua prática escolar seja através do estudo e da pesquisa ou da formação de grupos de trabalhos, como forma de minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos na sua aprendizagem.

"Sabemos que a matemática é tachada como uma disciplina chata ou complicada, e pouco se tem feito, buscado historicamente os porquês. Infelizmente fomos tolhidos à Matemática grega. nossos livros didáticos ainda são recheados de teorias, teoremas e exercícios que não nos proporcionam novas concepções. A matemática é uma ciência indispensável em nossas vidas. O nosso empenho enquanto educador é buscar uma aproximação do nosso aluno ao uso dela de forma prática e descomplicada, recorrendo a situações e problemas de suas atividades diárias, utilizando-se de projetos e aulas, dentre outras metodologias, buscando sempre o apaixonante mundo visto com os olhos da Matemática". disse o professor.

Conforme o projeto, a escola deve ser entendida como um espaço sociocultural, uma vez que temos a sociedade retratada em um pequeno espaço físico e não somente como um espaço de mera transmissão de conhecimentos. Logo, reflexões, formulação prática de esquemas teóricos é inerente a essa nova dinâmica de estudos e estes são os objetivos a serem alcançados com projetos.

Além das exposições dos trabalhos que os alunos do 6º ano produziram, a escola pretende expandir às demais turmas e produzir um livro ao futuramente. No final da semana, houve a entrega de certificados para os alunos que tiveram melhor destaque de cada turma no bimestre.