Governo planeja investir recursos do Fundef na Educação

O secretário da Educação, Ellen Gera, esteve reunido nesta terça-feira (23) com o governador do Estado, Wellington Dias, para apresentar o plano de investimento para os próximos anos na área da Educação, referente à aplicação do recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.  

O recurso será aplicado após decisão concedida pela Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que determinou que a União faça a liberação de R$ 1,5 bilhão para o Piauí, referente às perdas sofridas pelo estado no repasse do extinto Fundef.

O compromisso do Governo do Piauí, seguindo decisão do STF, é de aplicar o recurso na Educação, alinhando as estratégias de ações previstas no Plano Plurianual 2020-23 e o Plano Estadual de Educação, como explica o secretário Ellen Gera.

"A educação pública do Piauí tem a oportunidade de contar agora com os recursos do precatório do Fundef, então nós estamos elaborando um plano de aplicação priorizando as necessidades da área. Conversamos sobre as frentes de aplicação, sobre o que está alinhado com o Plano Estadual de Educação e com os objetivos e diretrizes do plano Plurianual, desenvolvido pelo Estado, no qual a educação também faz parte e conta com objetivos estratégicos importantes", disse o secretário.


A orientação para aplicação dos recursos segue os indicadores específicos de cada modalidade de ensino com base nas diretrizes de formação continuada, gestão e infraestrutura, discutidas em oficinas mediadas pela Secretaria de Planejamento em parceria com a empresa Macroplan, dedicadas à construção do Plano Plurianual 2020-23.