Estudantes do Pronatec garantem vaga no mercado de trabalho



Em tempos de crise, quando mais de 12 milhões de brasileiros encontram-se desempregados em todo o Brasil, estudantes da rede pública de ensino do Piauí comprovam que o compromisso com a Educação faz toda a diferença. Dos sete estagiários que concluíram o Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo na TV Antena 10, dois foram contratados na manhã desta sexta-feira, 19 de julho, com direito às Carteiras de Trabalho assinadas.

O curso iniciou em junho de 2017, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Monsenhor José Luis Barbosa Cortez (Premem Sul) e o estágio durou três meses. "A Secretaria de Estado da Educação celebra os resultados das parcerias com as instituições e empresas que recebem os estudantes regularmente matriculados para realização de seus estágios", diz o superintendente da Educação Técnica e Profissional, José Barros Sobrinho. 




O curso é ofertado por meio do Pronatec / Mediotec Presencial. "A relação de parceria da Seduc com as empresas garante aos nossos alunos a prática profissional no campo estágio, algo preponderante para a formação prática do aluno e sua aproximação com o mercado de trabalho", informa a diretora da UETEP, Adriana Moura, também Coordenadora Geral do PRONATEC na Seduc.

Durante o período de estágio os alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática todo o conteúdo adquirido em sala de aula, passando por vários setores da emissora e conhecendo de forma holística todos os processos de produção de mídia e jornalismo. "A TV Antena 10 é uma grande escola, oferece condições de desenvolvimento e aprendizado em um ambiente dinâmico, criativo e sempre em movimento. O principal objetivo aqui foi fazer com que eles aprendessem fazendo parte da nossa história. Fico feliz em ter proporcionado essa oportunidade a todos e mais feliz ainda com a contratação de alguns", declara o coordenador da TV, Augusto Santiago.

Os outros profissionais formados no Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo poderão trabalhar em empresas de radiodifusão e telecomunicações, agências de publicidade e comunicação, provedores de internet, laboratórios de desenvolvimento e pesquisa em comunicação audiovidual, produtoras independentes, estúdios de gravação.




Dependendo do local de trabalho, poderão ter as seguintes atribuições: Colaboração na captação de imagem e som, na ambientação, operação de equipamentos, por intermédio de recursos, linguagem e tecnologia dentro dos padrões técnicos dos diferentes meios de comunicação; Colaboração na investigação e utilização de novas tecnologias relacionadas com linguagem, tratamento acústico e de imagem, luminosidade, animação; Preparação do material audiovisual; Elaboração de fichas técnicas, mapas de programação, distribuição, veiculação dos produtos e serviços de comunicação.