Em Paulistana, Ceti Lucinete Santana da Silva promove corujão preparatório para o Saepi |
Bolsistas do Bolshoi visitam escolas e falam de experiência
Quatro alunos piauienses da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que estão em Teresina de férias com as famílias, visitam escolas da capital onde estudaram. Izabela Andrade, Kevin Gabriel, João Vitor Gonçalves e João Vitor dos Santos iniciam as visitas na próxima quinta (18). Funcionando desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville, a Escola Bolshoi é a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.
"Será um momento em que cada um se reunirá com os alunos das escolas que já estudaram para repassar suas experiências", explica a acompanhadora do Projeto Bolshoi na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Amparo Veloso.
De acordo com a gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, Luíza Solano, "os alunos bolsistas mostrarão um pouco das suas vidas, como é estudar em outro local, ficar longe da família, e falar um pouco sobre a oportunidade que estão tendo", disse.
Antes da visita às escolas, os bolsistas visitaram o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, e setores da secretaria que estão diretamente envolvidos no projeto, como forma de agradecimento pelo trabalho desenvolvido pelos colaboradores para que os estudantes permaneçam na Escola Bolshoi.
"O projeto me proporcionou tudo isso que estou vivendo por ser aluno de escola pública, mais especificamente na Unidade Escolar Marechal Rondon", conta o bolsista João Vitor Gonçalves, que depois de se formar na escola Bolshoi pretende ir para Alemanha. Já Isabela de Andrade, ex aluna da Unidade Escolar Átila Lira, disse que está no Bolshoi desde 2014. "Em 2 anos eu me formo e, após concluir a minha formação, pretendo ser bailarina profissional ou lecionar fora do país", afirma.
A primeira visita dos alunos às escolas acontece nesta quinta (18), às 8h, na U. E. Átila Lira, com a presença da ex-aluna Izabela Andrade. Logo após, às 10h, o aluno João Vitor dos Santos visita a U. E. Modestina Bezerra. Na sexta, às 8h, o bolsista João Vitor Gonçalves visita a U.E. Marechal Rondon.
A Escola Bolshoi proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares. Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta o seu compromisso social ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. Uma seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos.
A Escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville e é mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pelos chamados "Amigos do Bolshoi".
Os alunos podem receber, além do ensino gratuito de qualidade, benefícios como: Ações artístico-culturais; Alimentação complementar; Apoio psicológico; Aprendizado com renomados mestres; Assistência médica de emergência/urgência; Pré-hospitalar, dentre outras coisas. A escola oferece o Curso Básico em Dança Clássica, Curso Técnico de Nível Médio em Dança e o Curso Técnico de Nível Médio em Dança Clássica.