Ellen Gera participa da abertura da Operação João de Barro

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, participou da Cerimônia de Abertura da Operação João de Barro, realizada neste sábado (12), na sede da OAB Piauí. Pela sexta vez no Estado, o Projeto Rondon leva a Operação João de Barro a doze municípios, entre os dias 12 e 28 de julho de 2019.

A Operação pretende impactar lideranças comunitárias, professores, agentes de saúde, servidores públicos e comunidade em geral, capacitando-os nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção e comunicação. O Projeto Rondon, nesta operação, contará com o apoio do 25º Batalhão de Caçadores e do 3° Batalhão de Engenharia e Construção, que proporcionarão o suporte logístico e a segurança necessários às atividades.

Representando o governador do Piauí, Wellington Dias, o secretário Ellen Gera agradeceu a presença e o trabalho de todos os envolvidos na operação. "O Piauí está recebendo 252 rondonistas voluntários, dentre professores e alunos universitários, conduzidos pelo Ministério da Defesa. Cada município receberá 20 voluntários de Instituições de Ensino Superior e nós agradecemos a disposição e dedicação de cada um e esperamos que a transformação seja recíproca", afirma.

De acordo com o gestor, a secretaria de Educação auxiliará a ação na parte administrativa e de logística, disponibilizando transportes para a realização das atividades. "Somos parceiros do projeto Rondon neste ciclo de visitas ao Piauí. O governo do Estado, por meio da Seduc, montou toda a logística de apoio para receber e conduzir os rondonistas aos municípios, e também com a logística para que eles tenham o contato com as comunidades. De certa forma, esse é um projeto que pauta a educação, já que são pessoas que estão em processo de formação no Ensino Superior, permitindo a troca de experiências no contato entre cultura distintas", garante.

A iniciativa contemplará os municípios de Arraial, Barra D?Alcântara, Cajazeiras Do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francinópolis, Francisco Ayres, Inhuma, Novo Oriente, Paquetá, Santa Rosa do Piauí, São José do Piauí e Várzea Grande.

O Projeto Rondon

O Projeto Rondon teve início em julho de 1967 com a Operação "Piloto", ou Operação "Zero". Contou com a participação de 30 alunos e 02 professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro que, durante 28 dias, realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território Federal de Rondônia. No entanto, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas no ano de 1989. Em janeiro de 2005, na cidade de Tabatinga, no Amazonas, o Projeto Rondon foi relançado, sob coordenação do Ministério da Defesa e, desde então, é conduzido em estreita parceria com o Comitê de Orientação e Supervisão (COS), criado pelo Decreto de 14 de janeiro de 2005, substituído pelo Decreto nº 9.848, de 25 de junho de 2019.

O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal que, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais e as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Orientado pelos princípios da democracia, da responsabilidade social e da defesa dos interesses nacionais, o projeto tem como escopo de atuação dois grandes objetivos: a formação do jovem universitário como cidadão e o desenvolvimento sustentável das comunidades pouco assistidas.

Desde o relançamento, em 2005, o Projeto Rondon realizou 82 operações, em 1.213 municípios de 24 unidades da federação, com a participação de 2.306 instituições de ensino superior e 22.896 rondonistas (universitários e professores), alcançando cerca de 2 milhões de pessoas.