II Mostra de talentos acontece na escola Rosaura Muniz

Objetivando contribuir de forma efetiva para melhorar o processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática, a Unidade Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto, de São Miguel do Tapuio, por meio do fornecimento de atividades diferenciadas, realizou sua II Mostra de Talentos da Matemática. O evento aconteceu no pátio da escola contemplando toda a comunidade escolar.

Vivenciando o seu lado divertido, criativo e curioso e destruindo o mito de que aprender Matemática é algo difícil, a escola tornou mais agradável o seu estudo, utilizando jogos e desafios matemáticos a serem propostos, contribuindo sempre para que o aluno encontre na escola um ambiente propício e motivador ao estudo da Matemática.

Para a professora de Matemática, Marcelli Cardoso, a disciplina de Matemática tem sido, ao longo do tempo, considerada um dos componentes curriculares mais difíceis de assimilação por parte da maioria dos alunos. "Pergunta-se então até que ponto a escola colabora para isto e no que poderá contribuir para reverter esta condição, a fim de obter bons resultados e, conhecendo estas questões, o projeto tem como objetivo proporcionar condições para que os alunos sejam capazes de utilizar tanto o pensamento lógico quanto a criatividade e a intuição para questionar a realidade, formulando e resolvendo problemas", explica.

Levar o aluno a utilizar conhecimentos matemáticos nas figuras geométricas, gráficos, sistema de medidas, as quatro operações; incentivar os alunos a confeccionarem jogos matemáticos, cartazes e painéis que auxiliem na aprendizagem dos alunos; oportunizar aos alunos a iniciação científica através de pesquisas relacionadas aos componentes curriculares envolvidos; explorar nos alunos a capacidade de investigação na busca de resultados através do uso de variadas estratégias de ensino aprendizagem; também são alguns dos objetivos do projeto.

De acordo com o diretor da escola, Edson Paiva, foram verificados os resultados parciais e finais correspondentes ao planejamento, por meio de observações constantes do desempenho do educando,  no que diz respeito aos conteúdos trabalhados. "Observamos as atividades em grupo, percebendo, assim, se há participação dos componentes dos mesmos. Realizamos ainda exposição e apresentação dos trabalhos elaborados durante o projeto II Mostra de Talentos da Matemática e fizemos uma reflexão, reelaboração e retificações dos objetivos e metas, caso não sejam alcançados", afirma.

Na II Mostra foi trabalhado o componente curricular de Matemática de maneira interdisciplinar (Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Arte, História, Biologia, Química, Física, Geografia, Sociologia, Filosofia e Educação Física), no qual serão confeccionados jogos matemáticos utilizando materiais recicláveis, com a orientação da professora de Matemática e das demais áreas. Para cada jogo, serão elaboradas as regras para se jogar e relatórios.