Alunos do Piauí passarão por semana de imersão na Matemática

Com o objetivo de acertar os últimos detalhes para a formação do projeto Multiplicando Talentos, que vai realizar uma semana de imersão em matemática para cerca de 100 alunos de escolas públicas do interior do Piauí, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (10) representantes da Rede Pense Piauí, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). O evento acontece de 27 de julho a 02 de agosto e conta também com a parceira de 29 prefeituras, entre outras instituições públicas e privadas.

O projeto Multiplicando Talentos é uma ação da Rede Pense Piauí, fundada em 2012 como uma rede dinâmica, formada por lideranças dos mais diversos segmentos da sociedade piauiense. A Seduc ingressa como uma das parceiras na iniciativa, visando fomentar ainda mais o estudo da matemática e a valorização da ciência.

"A Seduc ingressa na ideia como forte parceira, pois classificamos como salutar a organização e a participação da sociedade em iniciativas que valorizam a educação. Temos todo um trabalho em cima da OBMEP e temos obtido ótimos resultados, não só em termos de medalhas, mas em toda uma perspectiva de futuro que se abre ao aluno que faz parte do projeto", pontua o secretário.

As atividades do projeto serão desenvolvidas segundo três eixos de formação: profissionalização, ciclo de palestras para desenvolvimento pessoal e inserção no mercado de trabalho. A formação acontece no Centro de Treinamento da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI), em Teresina, com toda a infraestrutura adequada - alojamentos, alimentação e espaço para aulas/palestras.

Os estudantes convidados são alunos piauienses das redes estadual, municipal e federal, com medalhas ou menções honrosas na edição de 2018 da OBMEP, além de classificados para a fase final da competição, em 2019. Seus respectivos professores de Matemática também participam da formação.

A Rede Pense Piauí está capitaneando essa ação, e tem como coordenadores os professores Dr. João Xavier, Dr. Jeferson Leite e o MSc. Antônio Amaral, presidente da Fapepi. Conta também com vários professores do Piauí e de outros estados.

"O estudo da Matemática garante muito mais que medalhas na OBMEP, dá a oportunidade de um futuro melhor para esses jovens que poderão fazer um curso superior com bolsa de iniciação científica e postular uma pós-graduação, repercutindo por toda sua vivencia profissional", relata o coordenador estadual da OBMEP, professor Jeferson Leite.