Caravana Pedagógica inicia planejamento para 2º semestre

Com o objetivo de promover o alinhamento das metodologias de aprendizagem e revisão das práticas pedagógicas das escolas, visando a correção de déficits de aprendizagem dos alunos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza de 10 a 19 de julho a Caravana Pedagógica, uma ação que visitará todas as regiões do Estado. A iniciativa faz parte do Pacto Pela Aprendizagem, que contemplam ações fundamentais para impulsionar a melhoria do desempenho educacional dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí.

O diretor da Unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc (UNEA), Clebe Gonçalves, destaca que a Caravana Pedagógica contempla a realização de oficina formativa de Devolutivas Pedagógicas da Avaliação Global Integrada (AGI), com foco na melhoria das proficiências de português e matemática e de orientação técnico-pedagógica de replanejamento das ações.

"A partir do replanejamento escolar, que utiliza como parâmetro a AGI realizada pela Seduc, as escolas são convidadas a implementar ações de replanejamento, que possibilitem desenvolver uma pedagogia diferenciada para seus alunos, visando a consolidação das competências para cada etapa de ensino. Nesse momento, gestores, professores e estudantes constroem o novo plano considerando as necessidades especificas de cada escola", relata o diretor da UNEA.

A meta é que ao iniciar o segundo semestre letivo, todas as escolas façam uma reflexão com o direcionamento da Seduc, em cima da AGI, na busca de melhorar todos os indicadores de aprendizagem, para que os alunos da rede se desenvolvam e que os resultados positivos coloquem a educação do Piauí em um lugar de destaque a nível nacional.

Avaliação Global Integrada

Em 2019 a Seduc realizou a Avaliação Global Integrada das escolas da rede pública estadual, com estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, de 566 escolas. O objetivo é verificar se o currículo do Piauí está sendo executado em sala de aula e se os alunos estão assimilando-o.

Participaram 34.085 alunos de 1.494 turmas de todo o Piauí. A prova continha 44 questões de Língua Portuguesa e Matemática, tendo sido elaborada pela Coordenação de Avaliação Educacional e Currículo da Seduc.