Alunos do CETI Cônego Cardoso criam 1º Show de Talentos

Com a ideia de colocar o aluno como centro de todas as etapas do processo educativo e incentivar o protagonismo juvenil, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, localizado na cidade de Castelo do Piauí, realizou na última segunda-feira (8) o primeiro Show de Talentos como forma de incentivo à expressão artística dos alunos.


Liderados pelo estudante da 1ª série B, Waquilas de Jesus, os alunos se mobilizaram para a criação do Show de Talentos com a programação e apresentações, incluindo a busca por patrocínios visando as premiações com brindes, troféus e medalhas nas categorias de poemas, desenhos, música e dança.

A diretora Socorro Soares explica que a atitude por parte dos alunos faz parte do ideal de protagonismo juvenil. "Procuramos incentivar o protagonismo juvenil na nossa escola e isto está presente na idealização, mobilização e ação que culmina com práticas que fazem a diferença. O objetivo da ação foi valorizar os talentos dos nossos alunos, quer seja através da música, poesias, desenhos, dança", afirmou.


Os professores da escola acompanharam todo o processo de integração entre os estudantes na criação do projeto. Socorro Soares acrescenta ainda que o projeto será incluído na programação de ações conduzidas pela escola para o próximo ano.

"Vamos colocá-lo no nosso plano de trabalho do próximo ano. Eles nos motivaram e pudemos perceber que as ações da escola não devem ser pautadas apenas pela gestão e professores. Nossos alunos também podem propor, cabendo a nós incentivá-los e apoiá-los", disse a diretora.


Ainda incentivando o protagonismo juvenil os estudantes do CETI Cônego Cardoso participam em parceria com o SEBRAE da Feira do Empreendedor, uma culminância do projeto Despertar que estimula o empreendedorismo entre jovens estudantes. No projeto os alunos irão criar um negócio e apresentar em praça pública.