Mais Português aproxima estudantes da literatura

Com o objetivo de facilitar melhor a compreensão da língua portuguesa no ensino a partir da linguagem teatral, o Centro de Ensino de Tempo Integral Franklin Dória, localizado em Bom Jesus, realizou o projeto "Roda de leitura, contação de histórias e dramatização", como ação do programa Mais Português.

Os 221 estudantes da escola participaram de oficinas dentro e fora da sala de aula, tendo o teatro como atividade de engajamento nas aulas no período de realização do projeto de 11/06 a 15/06 e assim despertar o hábito da leitura, por meio do contato com histórias dos clássicos da literatura brasileira.


À frente do projeto, as professoras de Língua portuguesa, Jordelma Oliveira e Marilene Santos, escolheram o teatro como ferramenta para contribuir com as aulas de literatura a partir da leitura e interpretação de textos dramatúrgicos. Entre os autores trabalhados em sala foram utilizados textos de Machado de Assis, Aluísio Azevedo, José de Alencar, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Ariano Suassuna e outros.


A tutora do programa Pacto pela Aprendizagem no município, Maria Ismenha Vieira do Amarante, explica que ação também sensibilizar e estimular o gosto pela leitura, artes literárias e dramáticas nos estudantes.

"Ao realizar a oficina Roda de leitura, contação de histórias e dramatização, os alunos se mostraram motivados, participativos, criativos e grandes talentos foram descobertos. As oficinas abordaram ainda o teatro como ferramenta que promove o hábito da leitura, desinibição corporal e melhoria de interpretação através de obras consagradas da nossa literatura de autores renomados", destacou a tutora.

A ação faz parte do programa Mais Aprendizagem, inserido no Plano Estratégico do Pacto pela Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação, que busca fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede pública estadual de ensino.