Escola trabalha a importância da Alimentação Saudável


No último sábado, 06 de julho, aconteceu na Unidade Escolar Professora Mercedes Costa a culminância do projeto Alimentação Saudável. A ação teve como objetivo levar ao conhecimento de todos as diversas formas de alimentação saudável e também mostrar à toda a comunidade escolar, como se alimentar com educação e saúde, mostrando quais alimentos fazem parte de um ambiente nutritivo e quais aqueles que não são recomendados no nosso dia a dia.


Na oportunidade foram abordados tópicos como a diferença entre nutrientes e calorias, a introdução da pirâmide alimentar, os efeitos negativos de certos alimentos em nosso organismo, sugestões de substituições de cardápios e classificação dos alimentos. Durante todo o mês de julho, professores e alunos realizaram diversas atividades relacionadas ao tema do projeto, que teve a participação de todas as áreas do conhecimento.

Na culminância, foram apresentados todos os resultados dos trabalhos feitos durante a execução do projeto. Cerca de 200 alunos do 5º ao 9º ano participaram das atividades.


A diretora da escola Mercedes Costa, Marcia Soares, disse que a ação tem o objetivo de ajudar os alunos a assumirem atitudes que contribuam para a melhoria da qualidade de vida. "Trabalhar na escola o projeto Alimentação Saudável é importante pois oportuniza aos alunos informações sobre uma alimentação equilibrada, nutritiva e variada", finalizou.


 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2025, 11,3 milhões de crianças no país estarão com excesso de peso. O órgão alerta que a solução para mudar este quadro está em casa, com a educação alimentar que os filhos recebem dos pais. Começar desde cedo a trabalhar a educação alimentar na escola é uma aposta da Secretaria de Estado da Educação, que valoriza e acredita em iniciativas como o projeto desenvolvido na Unidade Escolar Professora Mercedes Costa.