Marechal Rondon realiza Café Literário



Com o objetivo de estimular a leitura e escrita no Ensino Fundamental, apresentando aos alunos algumas propostas de leitura e escrita feitas com prazer, a Unidade Escolar Marechal Rondon, jurisdicionada a 20ª Gerência Regional de Educação, realizou nesta quinta-feira (04), o projeto Café Literário.


O evento envolveu alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, além da participação de professores, funcionários da escola.

De acordo com a coordenadora Pedagógica, Marlene Castro, a ação surgiu por ser um evento que evidencia a prática de leitura em voz alta e produção textual, em um momento de descontração e partilha intelectual e gastronômica, objetivando associar a prática da leitura a algo prazeroso.


"Orientamos os estudantes a fazer uma pesquisa prévia para a seleção do texto a ser apresentado levando a novas leituras. Teve um momento de produção textual feito fora da sala de aula, e em seguida o texto foi lido pelo aluno. Premiamos os três melhores texto por série. A leitura estimula a imaginação a organização de ideias na mente", explica Marlene.


A coordenadora falou ainda que o projeto possibilita ao aluno a ampliação da aquisição de vocabulário, o contato com diferentes formas de escrita, a percepção da estrutura de diferentes gêneros literários.  


"O Café Literário apresentou resultados positivos como o fomento do hábito da leitura de autores representativos da literatura brasileira e a contribuição para a formação de uma geração de leitores mais crítica. O intuito do projeto é ser um modelo de incentivo a outras escolas, para expansão também entre outras faixas etárias", finaliza Marlene.