UAB e Seduc formam mais de 100 novos profissionais em Simões

O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) comemora no próximo dia 13 de julho uma grande conquista aguardada por estudantes e suas famílias, a tão sonhada colação de grau no Ensino Superior. São 106 formandos nos cursos de Letras Espanhol, Matemática e História.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, explica que a parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre outros parceiros, beneficia estudantes do Piauí e de estados vizinhos, formando profissionais habilitados para adentrar no mercado de trabalho da região Nordeste.

"A parceria traz enormes benefícios não só para Simões, mas para 20 municípios que o polo agrega. O polo atual, bem como o novo que está sendo construído, beneficia não só alunos do Piauí, como também de outros estados como Ceará e Pernambuco, que já estudam, ou têm a possibilidade de vir a estudar lá, fato que está revolucionando o mercado de trabalho da região, promovendo uma transformação tecnológica e social", observa o secretário.

O polo UAB de Simões teve início em 2006, tendo graduado três turmas no curso de Administração, três de Ciências Biológicas, uma de Ciências da Natureza, uma de Filosofia, uma de Letras Português, três de Pedagogia, duas de Sistemas de Informação, uma de Letras Inglês e uma turma de Letras Espanhol, totalizando 450 formados.

Já os cursos de pós-graduações ofertados concluíram turmas de Informática na Educação, Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Ecologia, Biodiversidade e Conservação, Ensino de Libras, Gestão Pública, uma turma cada, e duas turmas de Gestão e Educação Ambiental.

"Temos uma baixíssima evasão em nossos cursos, principalmente nas especializações que formam mais de 80% dos que iniciam. A exemplo, a pós em Ensino de Libras formou 100% dos seus alunos, uma vitória que demonstra a qualidade do ensino ofertado em nosso polo e a dedicação de nossos universitários", relata a coordenadora do polo, Maria Bento.

Novo polo

Uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e a empresa de energia eólica Contour Global está construindo um novo polo da Universidade Aberta do Brasil no município de Simões. A obra terá um investimento superior a três milhões de reais, compreendendo estrutura física e aquisição de equipamentos.