Protagonismo é disciplina nos Centros de Tempo Integral
Empatia, criatividade, solidariedade,
e trabalho em equipe são assuntos tão importantes como linguagens, matemática,
ou outras matérias escolares, por isso os estudantes da rede pública estadual,
matriculados nos Centros de Tempo Integral (CETIs) contam com conteúdos
voltados ao Protagonismo.
Prevista na matriz curricular das escolas
integrais, a matéria promove a realização de projetos cujo objetivo é trabalhar
temas transversais, emocionais, sociais, de modo que os estudantes se sintam engajados
e parte importante no processo educacional.
No Centro Estadual de Tempo Integral Professor
Antonio Tarcísio, uma das atividades realizadas dentro da disciplina de Protagonismo
foi uma visita a Casa Reencontro, que é um lar para crianças em situação de vulnerabilidade
social. A diretora da escola, Mazé
Viana, explica que antes da visita, a professora Francisca Marques trabalhou com
os alunos, durante um mês, os temas solidariedade e caridade.
"Dentro do Protagonismo a ideia é mostrar que o aluno pode
fazer a diferença, e deve ser autor do seu próprio aprendizado, com força de
vontade para crescer e buscar a vida que se quer. O Protagonismo na educação é
o verdadeiro despertar", avaliou a gestora.
Durante a atividade na Casa Reencontro, os
alunos realizaram brincadeiras, apresentações musicais, roda de conversa, além
de música, lanche, e distribuição de presentes para as 22 crianças que se
encontram no abrigo.
O Piauí conta hoje com 79 Centros de Tempo
Integral, onde, segundo Alberto Machado, Coordenador Geral das Escolas dessa modalidade,
a questão do protagonismo está em tudo desde a gestão democrática até as
atividades em sala de aula.
"Quando envolvemos os alunos nas atividades da
escola despertamos nele o sentimento de pertencimento e quando trabalhamos
temas vigentes na realidade deles estamos proporcionando mais que a formação
pedagógica, mas também a formação cidadã e assim o jovem se torna autor do seu
próprio conhecimento", disse Alberto Machado.
Dentro da proposta de flexibilização do
currículo escolar, prevista no Novo Ensino Médio, o Protagonismo deve ser
levado às escolas regulares da rede estadual de ensino.