Projeto incentiva leitura com apresentações teatrais de obra



Estudantes da Unidade Escolar Maria de Lourdes Rebelo, localizada na zona leste da capital, participaram nesta quarta-feira (03) da culminância do projeto "A arte fora da sala de aula". Cerca de 209 alunos do 2º ano do Ensino Médio apresentaram peças teatrais inspiradas em diversos contos literários.


De acordo com a professor de Língua Portuguesa da escola, Ana Célia Sousa, o objetivo da ação é incentivar a leitura entre os jovens. "Hoje em dia, resumos e sinopses são muito fáceis de encontrar na internet. Trazer peças de grandes escritores incentivam os alunos à prática da leitura, além de fixar melhor o conteúdo que pode vir a cair no Enem", afirma.

Os estudantes se mobilizaram para preparar o cenário, o figurino e a trilha sonora, tudo para prender a atenção dos espectadores que vidraram os olhos no palco montado no pátio da escola. As obras trabalhadas nessa etapa do projeto foram o auto da compadecida, auto da barca do inferno e a farsa de Inês.


A gerente da 20ª GRE,  Luísa Maria Vieira, parabeniza aos professor e os alunos pelas apresentações. "Trabalhar as obras de forma lúdica propicia para os alunos um aprendizado gostoso, divertido e se tornam vivências que ultrapassam a sala de aula", afirma

Entre os alunos, o consenso é que aprender de maneiras que fogem do óbvio, como a encenação teatral, é muito mais interessante. "Gostei muito de desenvolver a atividade. Aprendi um pouco mais sobre as obras literárias e me diverti muito na encenação", comentou Aline Silva, aluno do 2ª ano do Ensino Médio.