Seduc e TCE/PI lançam aplicativo Na Ponta do Lápis

Com foco na fiscalização, gestão e formação, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) lançou, nesta quarta-feira (26), o aplicativo "Na Ponta do Lápis". O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Secretarias Municipais visando contribuir para o monitoramento do serviço público e o atendimento das necessidades de cada escola.

No lançamento do projeto, que aconteceu no auditório do TCE/PI, foi realizada a palestra Na Ponta do Lápis - A Escola na Formação, o Tribunal na Fiscalização, pela diretora da Escola de Contas do TCE/MG, Naila Garcia Mourthé, seguida da palestra A Concretização do Direito Fundamental à Educação: Dever de Todos, proferida pelo conselheiro Cézar Miola, do TCE/RS.

Naila Garcia Mourthé explica que o aplicativo é mais uma ferramenta para acompanhamento da qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas.

"É positivo o Tribunal de Contas estar em contato com a sociedade, acompanhando a realidade de todas as unidades escolares das redes municipais e estaduais. Com o aplicativo, o aluno estará mais envolvido e corresponsável, apontando as necessidades de melhoria, e fico feliz por contribuir nesta experiência com o Piauí", esclarece a diretora.

Por meio do aplicativo, alunos, professores, funcionários e cidadãos em geral poderão identificar e relatar os problemas das suas unidades de ensino, sendo tais informações repassadas aos gestores das escolas, que poderão validá-las e informar prazo para o reparo.

Na quinta-feira, dia 27, a partir das 8h30min, o aplicativo será apresentado para estudantes, professores e gestores Escola Estadual Ceti João Henrique, no bairro Morada Nova, em Teresina. "Durante o lançamento na escola iremos orientar o uso da ferramenta para alunos, professores, e todos os profissionais", como explica o secretário de educação, Ellen Gera.

"O aplicativo fica aberto à comunidade escolar em que são registrados por meio de fotos as situações em que elas acreditam que podem ser melhoradas. A Seduc também atua com tecnologia similar por meio do aplicativo Mobieduca.me que nos permite realizar o monitoramento e outras ferramentas tecnológicas de revisão do Enem, correção de redação na mão do aluno. Com o aplicativo do TCE/PI, iremos fortalecer o controle da própria Secretaria e da sociedade como um todo", esclarece.