19ª GRE realiza abertura dos Jogos Escolares

Com o objetivo de ajudar na socialização e inclusão por meio do desporto escolar, além da prática da cidadania, crescimento e desenvolvimento de alunos e professores da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação, através 19ª Gerência Regional, mobiliza suas unidades de ensino para participar nesta terça-feira (18), da 14ª edição dos Jogos Escolares Piauienses (JEPEPs), que vai acontecer no Ginásio Poliesportivo da Unidade Escolar Lourival Parente.

A abertura está prevista para ocorrer com a participação de delegações estaduais da 19ª GRE, professores, gestores e pais de alunos.  Das 46 escolas jurisdicionadas a gerência, 17 participarão dos JEPEPs, totalizando cerca de 300 alunos que competirão nas modalidades individuais e coletivas.

A gestora da 19ª GRE, Marlene Lima destacou a importância da prática desportiva escolar. "Todos nós sabemos que esporte possui grande capacidade de influenciar e promover o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a construção de indivíduos críticos e participativos e é por este motivo que a 19ª GRE e a SEDUC realizam o JEPEPs. Nossos alunos são apaixonados por esporte. Os jogos contribuem ainda mais para o envolvimento desses jovens. Transforma a rotina escolar de forma positiva e passa a mensagem de força, paz e união", afirma Marlene.

A abertura também contará com o desfile das equipes e apresentações artísticas. Ao total, são quatro modalidades coletivas (futsal, voleibol, vôlei de areia) e seis nas modalidades individuais (atletismo, badminton, judô, xadrez, natação, tênis de mesa ).

Na primeira fase do JEPEPs os alunos participam dos torneios interclasse que foram realizados nas próprias escolas. Os times vencedores irão disputam a segunda etapa dos JEPEPs nesta terça-feira, (18)e quem ganhar poderá ir para a próxima etapa nos Jogos Escolares Piauienses, realizados pela Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi).

Os campeões de cada modalidade representarão o Piauí na primeira seletiva nacional da Regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerá entre os dias 20 e 26 de setembro, em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.