Respeito às diferenças é tema de projeto em escola

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acredita que ações que valorizem as diferentes etnias e culturas devem, sim, fazer parte do dia a dia de todos as escolas. Mas isso não é tudo. É preciso que os alunos aprendam a repudiar todo e qualquer tipo de discriminação, seja ela baseada em diferenças de cultura, raça, classe social, nacionalidade, idade ou preferência sexual, entre outras tantas. Pensando assim, a Unidade Escolar Professora Áurea Freire idealizou, no último sábado (15), o projeto Respeito às Diferenças.

O projeto nasceu da necessidade de proporcionar aos educandos um momento de reflexão para perceber a si mesmo e ao outro de forma positiva, possibilitando o respeito às diferenças, cujo objetivo principal é o conhecimento das deficiências para favorecer o processo de inclusão dos alunos na escola.

De acordo com a gestora Marlene Lima, gerente da 19ª Gerencia Regional de Educação as atividades foram divididas em momentos. "Iniciamos os trabalhos no mês de maio com apresentação do filme Extraordinário e oficinas de Libras. Visitamos também a sala de recursos multifuncionais, em seguida foi realizado um estudo das deficiências, e finalizamos com exposição de trabalhos dos alunos", relata a gerente.

Marlene acrescentou que a intenção é trabalhar, no espaço escolar, ações pedagógicas que visem proporcionar momentos de reflexão sobre as diferenças e o direito de todos a uma educação inclusiva e de qualidade, respeitando os direitos e deveres de cada um.

"Queremos disseminar a cultura da inclusão, promovendo o crescimento individual e coletivo pela convivência com as diferenças e o reconhecimento do valor da diversidade, proporcionando assim, aos educandos e demais membros da comunidade escolar um momento de reflexão", finaliza.