Sexualidade e Gravidez são temas de projeto em escola

A 19ª Gerência Regional de Educação, em parceria com a Liga Acadêmica Piauiense de Sexologia (LASEXO), está realizando na Unidade Escolar Professora Mercedes Costa o projeto "Saúde Reprodutiva na Adolescência". O encontro reúne alunos, professores e funcionários da escola.

O projeto tem o objetivo de contribuir para a discussão e ampliação do conhecimento sobre sexualidade de adolescentes e jovens, incentivando o pensamento crítico e reflexões acerca de temas como gênero, orientação e diversidade sexual.

A Liga Acadêmica Piauiense de Sexologia foi fundada em 2016 e é fundamentada nos pilares de ensino, pesquisa e extensão. A ação é baseada na necessidade de esclarecimento de dúvidas, principalmente de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez e comportamento, de modo a promover saúde na comunidade jovem.

De acordo com Marlene Lima, gerente da 19ª Regional de Educação, a parceria com a LASEXO é de grande valor. "Os nossos alunos estão tendo a oportunidade de agir como replicadores desse conhecimento. O tema de Saúde Sexual no âmbito escolar tem um papel ainda mais expressivo porque aqui é onde estão as mentes que vão poder levar informação, não somente para si mesmas, mas para casa, para a vizinhança. Então a escola é o ponto de partida para transmitir conhecimento", declara.

O projeto "Saúde Reprodutiva na Adolescência" funciona por meio de cinco visitas à escola, com uma metodologia lúdica. O primeiro encontro aconteceu com o tema "Saúde Sexual: Anatomia e Fisiologia Reprodutiva", nesse momento os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o corpo e a puberdade.

Métodos contraceptivos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis foram também abordados no segundo encontro, onde os palestrantes explicaram o funcionamento e o uso dos preservativos.

Já no terceiro encontro, foi tratada a Gravidez na Adolescência em uma roda de conversa, em seguida foram também abordados Sexualidade e Gêneros. Por fim, está sendo preparado o último encontro que traz a discussão de dúvidas em sexualidade através de bilhetinhos e feedback.