Escola orienta estudantes contra o bullying


Uma série de atividades contra o bullying e a violência estão sendo realizadas no CEFTI Padre Joaquim Nonato Gomes. A ação faz parte da proposta pedagógica da escola e envolve cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. 


Muitos são os desafios nessa faixa etária escolar, principalmente na convivência. Um plano de ação intitulado "Combate ao bullying e ao desrespeito", vem sendo desenvolvido na unidade e mudando a realidade dos alunos, professores e gestores dentro e fora da sala. 

O diretor do CEFTI, Antônio Filho, destaca a importância dos trabalhos voltados ao tema. "Nossa meta é focar na prevenção porque não queremos remediar situações e sim evitar. Queremos contribuir para mudar os valores, fazendo com que os alunos repensem a maneira de tratar, cuidar e ver o outro. Esse trabalho é social, nosso intuito é que os alunos se tornem cidadãos e possam mudar o mundo, porque a mudança não começa nos outros, começa em cada um. O papel da escolar é formar pessoas, fazê-las melhor não apenas no conhecimento, como também na vivência do dia a dia", acrescenta Antônio.  


No projeto são ministradas palestras e feitos trabalhos e pesquisas sobre os temas. "Várias atividades são realizadas, dentre elas o dia do abraço. De forma significativa podemos dizer que quando eu abraço, eu sou abraçado. Já colhemos bons frutos com essa ação, já percebemos que 80% dos alunos têm tido uma mudança significativa no relacionamento, clima escolar e na relação com os pais, professores e direção", declara o diretor.

Alberto acrescentou ainda que o projeto "Combate ao bullying e ao desrespeito", já foi premiado pela fundação Lemann como uma boa prática de gestão escolar.