Seduc realiza formação para professores de matemática

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem intensificado os trabalhos voltados para a implementação da matemática, que constitui um ponto de atenção para as redes de educação em todo o Brasil. Com intuito de fortalecer as ações de Formação Continuada com os professores, a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Fundação Lemann e o Mathema, está realizando, no período de 11 a 14 de junho, no Centro de Formação do Servidor do Piauí (CFSPI), um curso para 100 professores de Matemática do estado que foram selecionados pelas suas respectivas GREs.

A formação do Mathema tem como objetivo pesquisar e experimentar novos métodos de ensino e aprendizagem, assessorando as redes de ensino, formando professores, provendo publicações, materiais e recursos pedagógicos que contribuam para o processo educativo e a melhoria da matemática nas escolas.

Na programação do encontro estão sendo discutidos os números racionais e irracionais e erro como recurso didático. Esse módulo tem como foco o fechamento do módulo 3, que aconteceu on-line.
Ainda dentro da programação, do curso estão sendo abordados o processo de apropriação de novos significados a respeito do processo de ensino e aprendizagem de números, tendo como principal aporte a análise de erros e a reflexão de como utilizá-los como recurso de aprendizagem.

A formação tem uma carga horária de 310 horas, apresentando um formato híbrido que mescla formação presencial e à distância. Além de Teresina, o curso acontece em Bom Jesus e em Picos, com apoio do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e os técnicos de ensino das Gerências Regionais.

Para o diretor da Unidade de Ensino Aprendizagem, Clebe Gonçalves, o curso vem ampliar os conhecimentos e propiciar aos professores novas estratégias didáticas no ensino da matemática.

A gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Marilia Aragão, falou que está muito feliz com a participação e os bons resultados nas formações. "Os cursistas têm a possibilidade de dialogar com cursistas de outras redes no ambiente virtual, trocando soluções educacionais inovadoras", finaliza a gerente.