Escolas podem aderir à amostra da prova do Saeb até dia 14

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até o dia 14 de junho, próxima sexta-feira, o prazo para as escolas da rede pública, estadual e municipal, e privada aderirem à amostra da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Essa amostragem é realizada apenas com 442 escolas do Piauí selecionadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e não interfere na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para as escolas confirmarem a participação, precisam se cadastrar no sistema respondendo ao e-mail (saeb@inep.gov.br) enviado pela organização. O e-mail contém todas as informações a serem confirmadas e um tutorial de como prosseguir.

De acordo com a Coordenação de Avaliação Educacional e Currículo (CAEC) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a avaliação por amostragem será com alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. A novidade na avaliação é a inclusão do 2º ano do Ensino Fundamental e o acréscimo das disciplinas das Ciências da Natureza e Ciências Humanas na prova do 9º ano.

A prova e amostra do Saeb serão realizadas em todo país do dia 21 de outubro ao dia 1º de novembro. A avaliação é responsável por diagnosticar a proficiência dos alunos nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

"É muito importante que as escolas das redes pública estadual e municipal, e privada confirmem a amostragem do Saeb o quanto antes, pois a partir dessa avaliação será possível analisar a inclusão de outras séries e disciplinas na qualificação do Ideb", frisa o professor Cosme Carvalho, coordenador da CAEC.

SOBRE O SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).